Na última sexta-feira, 19 de setembro, foi realizada a cerimônia de outorga dos troféus Fundação Padre Albino e Monsenhor Albino, evento que integrou a programação da 34ª Semana Monsenhor Albino. A cerimônia foi realizada no campus sede da Unifipa, marcada por emoção e reconhecimento, tendo como grandes homenageados a Profa. Dra. Ana Paula Girol e o conselheiro Prof. Laer Sérgio Dervelan.

 

A mesa solene foi composta por José Carlos Rodrigues Amarante, presidente do Conselho de Curadores da FPA; Dr. Nelson Jimenes, reitor da Unifipa; e Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da FPA, representando o diretor-presidente Reginaldo Donizeti Lopes.

 

Profa. Ana Paula foi distinguida com o Troféu Fundação Padre Albino, concedido a colaboradores que se destacam pelos relevantes serviços prestados à instituição e cujo trabalho serve de estímulo aos demais colegas. O reitor da Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, ressaltou o currículo da homenageada, que possui diversas especializações, ampla produção científica publicada em periódicos internacionais e que, no próximo mês, representará a instituição em congresso na China. "Um reconhecimento mais que merecido... uma representatividade da nossa instituição", destacou.

 

Visivelmente emocionada, Ana Paula dedicou o troféu à família, aos pais (in memoriam), aos filhos e à Fundação Padre Albino. "Recebo este troféu com o coração transbordando de alegria e orgulho, não apenas pela honra, mas por tudo o que esta instituição representa em minha vida", afirmou.

 

Na sequência foi a vez do conselheiro Prof. Laer Sérgio Dervelan receber o Troféu Monsenhor Albino, destinado a reconhecer pessoas que colaboraram com Monsenhor Albino ou que seguem seu espírito benemérito e cristão em trabalhos junto à Fundação. Antes da entrega, o conselheiro Dr. Nelson Lopes Martins destacou a trajetória profissional e pessoal do homenageado.

 

Laer recebeu o troféu das mãos de Dr. José Carlos Rodrigues Amarante e agradeceu ressaltando a importância do voluntariado. "Sempre procurei me espelhar no exemplo de Monsenhor Albino, do qual tive o privilégio de conviver desde os meus 12 anos até sua morte. Suas palavras e testemunho de vida me inspiram até hoje", declarou. Emocionado, concluiu: "Me sinto muito honrado em receber este troféu, que colocarei em destaque na minha casa, junto à imagem da Sagrada Família".

 

Após a cerimônia, que contou com a presença de familiares, amigos, conselheiros, diretores, gestores e colaboradores da Fundação Padre Albino, os convidados participaram de coquetel de confraternização, com apresentação do violinista Ewerton Rodrigues, membro da Orquestra Sinfônica de Catanduva.

 

Segundo o mestre de cerimônias e assessor de imprensa da FPA, Mauro Assi, a finalidade dos troféus é clara: "Reconhecer e homenagear, ainda em vida, pessoas que se destacam em dedicação à Fundação, agradecendo pelos bons serviços prestados, pelo voluntariado e para que seu testemunho seja estímulo e exemplo para seus colegas".

 

Currículo dos homenageados

Profa. Dra. Ana Paula Girol - Docente da Unifipa desde 1995, onde lecionou nos cursos de Medicina e Biomedicina e coordenou o curso de Biomedicina, é atualmente pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP/IBILCE, é mestre em Morfologia e doutora em Genética (Unifesp) e pós-doutora em Imunomorfologia (Unesp).

 

Atua como professora permanente nos programas de pós-graduação em Biociências (Unesp) e em Biologia Estrutural e Funcional (Unifpes), com experiência em Biologia Celular, Histologia e Embriologia. Desenvolve pesquisas sobre plantas medicinais, compostos bioativos e biomateriais em processos inflamatórios e tumorais, além de inovar no ensino com estratégias que unem ciência e arte. Com ampla produção científica nacional e internacional, é autora e coautora de livros, capítulos e artigos, revisora de periódicos e colaboradora em instituições universitárias no Brasil e no exterior.

 

Prof. Laer Sérgio Dervelan - Contabilista e graduado em Geografia, Estudos Sociais e Pedagogia, construiu carreira como educador e gestor público. Lecionou em escolas de Catanduva e região, foi diretor de escola entre 1990 e 1998 e atuou na Diretoria de Ensino de Catanduva até sua aposentadoria em 2006. Com forte atuação comunitária, foi tesoureiro e coordenador do Patrimônio da Matriz de São Domingos, coordenador diocesano do Movimento de Cursilhos e presidente da Associação dos Cursilhistas de Catanduva. Na Fundação Padre Albino integra o Conselho de Curadores desde 2011, já atuou como 1º Tesoureiro da Diretoria Administrativa e presidente do Conselho Fiscal. Há mais de 14 anos dedica-se voluntariamente à instituição.

 

Texto: Alan Gazola (Comunicação FPA)

Fotos: Comunicação FPA

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...