O Ministério Público de Catanduva decidiu arquivar o inquérito que investigava o atual prefeito, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, por supostas irregularidades na gestão da Associação Bom Pastor. A investigação foi iniciada após denúncias de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal, que apontava o possível desvio de recursos destinados a projetos habitacionais de interesse social.
A suspeita era que valores pagos por associados para a aquisição de lotes tivessem sido desviados para outras entidades presididas por Padre Osvaldo, como a Associação Pão Nosso e o Catanduva Futebol Clube. No entanto, o Ministério Público concluiu que não houve apropriação indébita ou qualquer outra irregularidade.
Provas e depoimentos
Durante a apuração, documentos e depoimentos de ex-diretores e associados foram apresentados. As provas mostraram que as áreas previstas para os loteamentos foram efetivamente adquiridas e registradas em nome da Associação Bom Pastor. Além disso, o Ministério Público considerou crucial o fato de que associados que desistiram da compra dos terrenos tiveram os valores pagos integralmente devolvidos. Segundo o órgão, este ponto específico afasta a caracterização do crime de apropriação indébita.
Manifestação do prefeito
O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, que foi ouvido durante o inquérito e negou as acusações, celebrou o arquivamento das denúncias. Em um vídeo, o prefeito afirmou que o resultado do inquérito demonstra a lisura de sua gestão e criticou os vereadores que conduziram a CEI.
"Hoje, com a consciência tranquila, todos os membros que sempre lutaram e favoreceram as famílias menos favorecidas em relação a esse grande projeto, hoje estão aí mais uma vez sendo reconhecidos por um bom trabalho, honestidade e praticidade", disse o prefeito. Ele ainda alegou que a investigação, que durou de julho de 2023 a setembro de 2024, "atrapalhou muito o desenvolvimento da associação".
O prefeito mencionou nominalmente os vereadores Marquinhos Ferreira e Maurício Gouveia, que, segundo ele, "muito atrapalharam" a Associação Bom Pastor. "Deus é tão generoso, hoje a gente pode mostrar, com transparência, segundo a justiça, desse bom trabalho que a Associação realiza", concluiu Padre Osvaldo.
Fonte: Com informações CRNEWS
![]() |