A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva realizou, nesta segunda-feira (21), mais uma etapa da Operação Cerol, com o objetivo de combater o uso de linhas cortantes em pipas — prática proibida por lei e que coloca vidas em risco.
A ação percorreu os bairros Altos da Boa Vista, Cidade Jardim, Jardim Alpino, Jardim Soto e regiões próximas. Durante a fiscalização, os agentes apreenderam 07 pipas e 05 carretéis de linha com cerol, material altamente perigoso, feito com vidro moído e cola.
Apesar de empinar pipa ser uma brincadeira tradicional e divertida, o uso de cerol transforma a prática em um risco real. Estima-se que mais de 500 acidentes por ano no Brasil sejam provocados por linhas cortantes, muitos deles resultando em mutilações, cicatrizes graves e até mortes. Só no estado de São Paulo, os atendimentos médicos por acidentes com cerol aumentaram 139% em 2024, segundo dados oficiais.
Além do perigo, utilizar cerol ou linha chilena é proibido por lei e pode configurar crime, especialmente quando causa ferimentos ou ameaça a integridade física de terceiros. A GCM alerta que as fiscalizações irão continuar intensificadas durante o período de férias escolares, quando aumenta o número de ocorrências.
A população pode e deve colaborar. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 153 ou (17) 3525-0842.
Segurança é responsabilidade de todos. Brincar com pipa é legal — usar cerol, não!
Fonte: Prefeitura de Catanduva
![]() |