Evandro no sebo, que foi inaugurado há cerca de dois meses — Foto: Arquivo pessoal

Apaixonado por livros desde a infância, o advogado Evandro de Oliveira Tinti, de 34 anos, transformou um sonho antigo em realidade: abriu em Catanduva (SP) o Sebo do Evandro, um espaço com mais de 6 mil títulos dos mais variados gêneros.

A relação de Evandro com os livros começou cedo. Inspirado por familiares e pela própria curiosidade, ele cresceu entre páginas e histórias.

Em entrevista ao g1, o advogado conta que, aos 13 anos, já escrevia artigos sobre futebol para jornais e sites locais e, mais tarde, durante a faculdade de direito, passou a publicar textos jurídicos. Uma lembrança marcante dessa época é o "Manual do Escoteiro Mirim", da Disney, que ele ganhou ainda criança, vindo de um sebo.

"Eu frequentava sebos e livrarias na adolescência e sempre achei tudo aquilo incrível. Nunca imaginei que isso poderia virar realidade antes da aposentadoria", conta.

Mas o destino antecipou os planos. Com um acervo pessoal crescente e uma rotina bem organizada entre a advocacia trabalhista e a docência, Evandro percebeu que era possível abrir seu próprio sebo.

O projeto começou a tomar forma em outubro de 2024, quando ele começou a planejar o espaço e buscar livros em outros sebos pelo Brasil. Vieram doações, compras em lote, e, com a casa cheia de livros, a decisão foi tomada. Em 24 de abril de 2025, o Sebo do Evandro abriu as portas na Rua Macapá, 161, em Catanduva.

Apesar de manter a advocacia como profissão principal, Evandro enxerga o sebo como uma missão cultural. "É uma maneira de incentivar a reutilização de livros e a democratização do conhecimento. Vendemos livros já lidos, que encantaram outras pessoas, e que agora podem encantar nossos clientes", afirma.

O funcionamento conta com horário reduzido, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, justamente para manter o equilíbrio entre os dois mundos.

Ele administra o local com o apoio do pai, Delamar Tinti, aposentado e parceiro diário na organização, limpeza e cadastro dos livros. "Temos até o nosso 'quartinho da bagunça', onde tudo é preparado antes de ir para as prateleiras", brinca.

E o ambiente não estaria completo sem a mascote oficial: a Lilica, cachorrinha vira-lata que acompanha pai e filho no dia a dia do sebo. "Ela chega às 14h com meu pai para abrir a loja. Eu chego depois, assim que saio do escritório, dependendo das audiências e reuniões", explica.

Com dois cômodos cheios de estantes, o sebo oferece livros de literatura brasileira e estrangeira, além de títulos nas áreas de psicologia, sociologia, história, filosofia, entre outros. Há um cantinho especial para o público infantil, com tapete e poltrona de leitura, que tem conquistado crianças e jovens leitores.

"É gratificante ver crianças encantadas com os livros, deitando no cantinho e esquecendo até do celular", conta Evandro.

Além das vendas, o espaço recebe doações e também avalia livros para oferecer crédito ou valor em dinheiro aos interessados. Livros didáticos, no entanto, não fazem parte do acervo.

O retorno tem sido positivo tanto presencialmente quanto pelas redes sociais: o sebo já soma mais de 1.500 seguidores nas redes e posta novidades quase que diariamente. "A presença dos jovens leitores é o que mais me alegra. Em um tempo de tantas telas, ainda tem gente que se encanta pelo livro físico. Isso mostra que valeu a pena insistir nesse sonho", afirma.

Mesmo com as estantes cheias e o movimento diário de leitores, Evandro ainda se surpreende com a própria conquista.

"Às vezes nem acredito que o Sebo do Evandro’ existe. Mas, quando vejo as pessoas encantadas com os livros e as crianças lendo com brilho nos olhos, tenho certeza de que fiz a escolha certa", conclui.

*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku

Fonte: Marianne Santana*, g1 Rio Preto e Araçatuba 

Docentes da Famerp ampliam os limites da sala de aula e levam conhecimento à comunidade

Leia mais...

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...