O calendário dos festejos juninos na região já está a todo vapor e devem seguir até o próximo mês! Música animada, bandeirinhas coloridas, roupas e comidas típicas fazem a alegria de crianças e adultos. Mas, quando o assunto é eletricidade, no período de festas juninas alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes.
 
O coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, alerta: "Tudo o que envolve energia elétrica precisa de planejamento adequado para garantir a segurança. No caso das festas juninas, é preciso analisar como e quem fará as instalações elétricas para iluminação do ambiente, som, refrigeradores, fogões e demais equipamentos a serem usados durante toda a programação".
 
Conforme Rodrigo, o improviso está entre as principais causas de acidentes com eletricidade, o que pode acabar com a festa e até causar a interrupção no fornecimento da energia no local e para toda a vizinhança.
 
Sendo assim, fique atento às principais orientações de segurança da Energisa para esse período:
 
  • Não pendure bandeirinhas e outros enfeites em postes ou fiação de energia;
  • Substitua os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia em eventual contato com a rede.    
  • Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações.
  • Não solte fogos de artifício em direção à rede elétrica. Se for usar esse tipo de artefato, vá para um local aberto e obedeça a todas as instruções de segurança contidas na embalagem do produto;
  • Não acenda fogueiras embaixo da fiação elétrica. O calor em excesso das chamas pode danificar cabos e estruturas, causando curto-circuito e a interrupção no fornecimento de energia.
  • Não improvise ligações provisórias usando extensões e adaptadores, pois podem ocasionar sobrecarga, provocando a queima de equipamentos, um curto circuito e até incêndios de grandes proporções.
  • Contrate um profissional especializado para fazer os pontos de iluminação em áreas externas de forma segura.
  • Não faça ligações clandestinas. Além de crime, podem causar até acidentes fatais.
 
Em caso de dúvidas, contate a Energisa com antecedência. Lembrando que ligações provisórias podem ser solicitadas à concessionária, mas precisam ser feitas antecipadamente, dentro dos prazos legais.
 
Anote os canais de atendimento da Energisa: aplicativo Energisa On; Whatsapp/Gisa (18) 99120-3365; site www.energisa.com.br; Call Center 0800 70 10 326.
 
Fontre: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Docentes da Famerp ampliam os limites da sala de aula e levam conhecimento à comunidade

Leia mais...

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...