Polícia Civil prende homem suspeito de fraude de energia elétrica em Catanduva (SP) — Foto: Rogério Pedrozo/TV TEM

A Polícia Civil identificou fraude de energia elétrica em uma casa e deteve o inquilino em Catanduva (SP), na quinta-feira (29), durante operação que incluiu as cidades de Tabapuã e Catiguá e cumpriu mandados de busca e apreensão em mais de 40 imóveis residenciais e comerciais.

Segundo a concessionária responsável pela distribuição de energia, foram mais de 838 mil kWh de energia elétrica desviados em quatro meses deste ano na região, por meio de ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia.

A quantidade de energia seria suficiente para abastecer 2.525 famílias durante um mês. Segundo o coordenador da Energisa, Sidney Aparecido Lúcio de Souza, além do crime, o que também preocupa é o fato dos moradores colocarem em risco a própria vida para fazer as intervenções irregulares na rede.

Furto e fraude de energia são crimes previstos no Código Penal. Ao confirmar a irregularidade no local, as equipes da Energisa acionam a Polícia Civil.

Dessa forma, além de arcar com os prejuízos financeiros pelo desvio da energia, o dono do imóvel responde criminalmente e o fornecimento  de  energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.

https://catanduvananet.com.br/administrator/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit#

Números

A Energisa informou que, nos últimos quatro meses, as equipes inspecionaram 577 imóveis residenciais, comerciais, industriais nas áreas urbanas e rurais nos 15 municípios da área de concessão na região de Catanduva. Tais desvios resultaram em um prejuízo financeiro acima dos R$ 663 mil.

As inspeções confirmaram 154 irregularidades, que totalizaram 838.453 kWh desviados.

“Um prejuízo muito grande para toda  a  comunidade já que, conforme  a  legislação vigente  em  todo o país, os custos da  energia  furtada  acabam sendo divididos na tarifa  de  todos os clientes, impactando diretamente  quem  paga  as as contas em dia”, acrescenta Sidney.

Fonte: G1 RioPreto

Polícia prende suspeito de esfaquear ex-esposa em Olímpia

Leia mais...

Docentes da Famerp ampliam os limites da sala de aula e levam conhecimento à comunidade

Leia mais...

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...