Tradicionalmente utilizado para a reabilitação cardiovascular e muscular dos membros inferiores, o ciclo ergométrico ganha destaque também na terapia dos membros superiores, ampliando suas aplicações e promovendo ainda mais qualidade de vida aos idosos institucionalizadas no Recanto Monsenhor Albino.

 

Segundo o fisioterapeuta Fábio Pagliotto, o envelhecimento traz desafios, como perda de mobilidade, atrofia muscular e sarcopenia, condições que podem levar à fragilidade e dependência. Nesse contexto, o ciclo ergométrico se apresenta como ferramenta nas atividades fisioterápicas direcionadas aos membros superiores. "Quando utilizado de forma apropriada, ele contribui significativamente para a reabilitação e fortalecimento muscular, ajudando a minimizar as limitações impostas pelo envelhecimento", afirma Fábio.

 

Os benefícios dessa prática incluem a melhora da mobilidade articular, aumento da capacidade cardiovascular e estímulo à coordenação motora. "Além disso, a socialização e interação promovidas pelas sessões em grupo são aspectos que favorecem a saúde mental e emocional, proporcionando bem-estar e maior qualidade de vida", complementa.

 

No entanto, Fábio alerta para a necessidade de implementação cuidadosa do ciclo ergométrico para os membros superiores em pessoas idosas. Ele destaca que é essencial levar em consideração as condições de saúde individuais e as limitações físicas de cada um. "Antes de iniciar o programa é fundamental realizar avaliação completa do estado de saúde, analisando aspectos cardiovasculares, articulares e musculares. Somente assim o fisioterapeuta poderá adaptar o treinamento às necessidades específicas de cada paciente, ajustando a intensidade, duração e frequência das sessões", explica.

 

"Seu uso apropriado pode beneficiar tanto idosos institucionalizados quanto aqueles que vivem em suas residências, sendo opção relevante a ser considerada por profissionais da saúde e instituições voltadas ao cuidado dessa população", ressaltou o profissional.

 

Fotos/Divulgação

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Novorizontino vence o líder Athletico-PR no Jorjão e entra no G-4 do Brasileirão B

Leia mais...

IMES abre inscrições para Curso Preparatório gratuito do ENEM 2025

Leia mais...

Vereadores, promotor e mães atípicas estiveram reunidos para debater o Projeto de Lei nº 13/2025

Leia mais...

Em Catanduva, Energisa abre oportunidade para estágio na área administrativa

Leia mais...

UNIFIPA participa de evento em Tabapuã com palestra sobre autismo

Leia mais...

Colégio Catanduva promove segundo encontro do programa 'Educar para Crescer'

Leia mais...