Lúcida, serena e com hábitos saudáveis, Dona Vina (ou Violeta Sahão, como consta em seu registro de nascimento) completou 104 anos no dia 1º de fevereiro e ganhou uma festa surpresa de aniversário. Afinal, para ela, que é descendente de libanês e moradora de Catanduva (SP), o que realmente importa é o carinho da família e dos amigos.
Dona Vina é um exemplo de jovialidade e alegria, bem distante de qualquer estereótipo que associa a idade avançada à fraqueza. "O que tenho de mais importante na vida é o amor da minha família, que está sempre ao meu lado, e de tantos amigos que fiz ao longo desses anos", conta.
Vida saudável
Para a sobrinha Beth Sahão, psicóloga, o segredo para a longevidade da tia está, em grande parte, no coração generoso e no estilo de vida saudável que ela sempre manteve. "Ela sempre foi extremamente carinhosa conosco e com todos ao seu redor. Tem um coração generoso e sempre levou a vida com leveza", revela.
Dona Vina tem uma rotina simples, mas mantém o cuidado com o corpo e preserva o bem-estar. Em entrevista ao g1, ela diz que nunca fez uso de bebida alcoólica e cigarro, o que pode ter contribuído para o envelhecimento saudável.
"Nunca fumei nem tomei bebida alcoólica. Gosto de comer bem e sempre tirei minha soneca depois do almoço", afirma.
A caminhada também faz parte da rotina da idosa: "Por muito tempo, eu não andava de carro. Preferia caminhar até a quitanda ou o mercado", lembra.
Mesmo com a idade avançada, ela esbanja vitalidade. Quando questionada sobre o uso de óculos, responde: "Não preciso de óculos, e quase não tomo medicamentos. Sempre convivi bem com o tempo, com bons sentimentos, e acho que, por isso, a vida é generosa comigo".
Sua rotina é tranquila e regrada. "Procuro dormir bem, acordo bem disposta e gosto de estar informada", diz.
Fonte: G1 RioPreto
![]() |