Home / REGIÃO / DER-SP conclui recuperação e pavimentação de vicinais em Meridiano e Valentim Gentil, na região de Rio Preto

DER-SP conclui recuperação e pavimentação de vicinais em Meridiano e Valentim Gentil, na região de Rio Preto

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil), executou as obras de recuperação funcional e pavimentação de duas estradas municipais, em Meridiano e Valentim Gentil, na região de São José do Rio Preto.

O investimento de R$ 16,5 milhões abrange 16,8 quilômetros de vias, visando melhorar as condições de tráfego, reduzir o número de sinistros e facilitar o acesso às comunidades rurais, com impacto positivo sobre o meio ambiente no entorno das vicinais devido ao menor risco de deslizamentos e alagamentos.

As obras executadas irão proporcionar melhores condições de deslocamento aos moradores, trabalhadores e produtores rurais da região, facilitando o acesso a serviços como saúde e educação, além de contribuir para o transporte de insumos e o escoamento da produção agropecuária.

A melhoria da infraestrutura favorece ainda a integração entre os municípios e o desenvolvimento econômico da região.

“O DER-SP tem investido na melhoria das estradas municipais, por meio de convênios com as prefeituras, unindo as áreas produtoras e os mercados consumidores, visando reduzir o número de sinistros, dar mais conforto aos usuários e tornar a logística mais eficiente“, diz Sergio Codello, presidente do DER-SP.

Em Meridiano, os serviços contemplam a recuperação funcional de 14,4 quilômetros da Estrada Municipal MDN-010, que liga o município ao bairro Jacilândia. O segundo trecho prevê a pavimentação de 2,39 quilômetros das estradas municipais VLG-040/VLG-436/MDN-453, que fazem a ligação com Meridiano e abrangem os municípios de Valentim Gentil e Meridiano.

Iniciadas em 14 de abril de 2025 e finalizadas em 14 de outubro de 2025, as obras estão com 75% de execução financeira. Os serviços incluem terraplenagem, reparos profundos no pavimento, melhorias no subleito do pavimento, implantação de drenagem e recomposição da sinalização horizontal e vertical.

As intervenções irão beneficiar mais de 19, 4 mil pessoas, com a geração de 392 empregos, sendo 98 diretos e 294 indiretos, durante o período de execução.

Programa São Paulo Pra Toda Obra

O São Paulo Pra Toda Obra registrou, em seu primeiro ano (2025), R$ 144,6 bilhões em investimentos públicos e privados. São 61,8 mil quilômetros de rodovias, o equivalente a uma volta e meia na Terra. Ao longo de um ano, o total de intervenções alcançou 4.300 obras públicas e privadas.

O programa abrange projetos até 2055 e reúne ações de longo prazo voltadas à modernização da infraestrutura e ao desenvolvimento do estado.

Fonte: Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *