A Unimed Catanduva iniciou na última terça-feira, dia 10, o curso de Noções Básicas em Libras. Ao todo, serão 10 encontros semanais, com carga horária total de 40 horas, para os participantes. O objetivo é preparar colaboradores de diferentes funções e áreas de atuação para prestarem atendimento especializado ao usuário surdo e sua família.
O curso faz parte das ações promovidas pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA) da Unimed Catanduva e é ministrado pela instrutora Eliza Godoy Gonçalves Pinto, que tem formação em tradução e é intérprete em Língua Brasileira de Sinais.
Serão aulas presenciais, com conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas que favorecem a aprendizagem. Além disso, os alunos receberam uma cartilha com exercícios para praticar durante a semana.
Por meio desta iniciativa, a Unimed Catanduva busca reafirmar seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, tendo em vista que as pessoas com deficiência estão cada vez mais ocupando espaço em todas as áreas da sociedade.
Para isso, a cooperativa tem aprimorado suas práticas a fim de oferecer os melhores serviços a todas as pessoas.
“As pessoas surdas precisam de atendimento especializado em razão da comunicação. Nesse sentido, treinar colaboradores para o correto uso da Língua de Sinais é a melhor maneira de eliminar a barreira da comunicação entre o ouvinte e a pessoa surda”, destaca o coordenador do NIA, Francisco Rodrigues Neto. A expectativa é de que em 2025 sejam proporcionados os cursos intermediário e avançado.
Fonte: Stella Vicente - Unimed Catanduva