O leite materno é precioso e fortalece o sistema imunológico do bebê. Por isso, é sempre importante dispor de uma quantidade extra para maior flexibilidade e para determinadas emergências, como, por exemplo, o uso associado à medicações. Há alguns aspectos a serem considerados: como extrair corretamente, por quanto tempo ele pode ser armazenado e o que nunca deve ser feito ao aquecê-lo. Pensando nisso, a MAM Baby, marca especialista em bebês, separou um guia prático com o objetivo de orientar sobre as melhores práticas.

De acordo com os consultores especializados, parceiros da MAM, muitas mães encontram desafios na hora de armazenar o leite de forma segura, especialmente ao voltar às atividades ou em dias que precisam se ausentar por períodos prolongados e ficam em dúvida quando é o momento certo para extração.

A extração do leite materno pode ser feita manualmente, mas muitas mulheres preferem usar uma bomba tira-leite, que permite esvaziar a mama de forma rápida e fácil. Inicialmente, pode haver apenas uma pequena quantidade de leite ou variações na quantidade ao longo do tempo.

Existem bombas manuais, elétricas, unitárias e elétricas duplas, que podem esvaziar os dois seios simultaneamente. Na MAM Baby, a mãe pode encontrar as opções em um único produto, como  a Bomba Tira-Leite 2 em 1 MAM - Extração Unitária, assim consegue decidir qual o melhor formato para usar em determinados dias. É sempre recomendável o aconselhamento de profissionais de saúde para escolher a opção mais adequada. No que diz respeito ao armazenamento, além da bomba, são necessários recipientes esterilizados e adequados para alimentos e congelamentos, como os potes para Armazenamento de Leite MAM que possuem tampa rosqueável, sendo fabricados com ajuda de especialistas médicos, além de contar com uma área lavável para preenchimento da data de extração a lápis, gerenciando, assim, o estoque com qualidade máxima e proteção na hora do consumo.  

Não existe um único momento certo para extração, mas a melhor forma de retirar o leite materno é criando um ambiente agradável para que a mãe possa relaxar. Muitas mães acham mais fácil extrair leite pela manhã, pois geralmente há mais leite acumulado durante a noite. Já outras preferem retirar após a amamentação ou, até, alimentar o bebê em uma das mamas enquanto uma bomba na outra. 

O leite materno deve ser guardado nos potes de armazenamento esterilizados em temperatura ambiente. Sua validade é de até:

  • 2 horas em temperatura ambiente;
  • 12 horas na geladeira (0-4°C);
  • 15 dias em um congelador com porta separada (-10°C).

Não se deve recongelar o leite após descongelado e a higiene dos recipientes é crucial. Além disso, o descongelamento deve ser feito na geladeira durante a noite ou sob água corrente morna. Já para seu aquecimento, recomenda-se o uso de banho-maria ou aquecedor de mamadeiras que não ultrapasse 37°C. Aquecer no micro-ondas ou diretamente no fogão não é aconselhável. Uma vez aquecido, o leite deve ser consumido imediatamente, pois os germes crescem rapidamente no leite morno. 

É importante destacar que o leite materno congelado pode apresentar diferentes cores e que seu cheiro e sabor podem sofrer alterações. O ideal é congelá-lo em pequenas porções de 80 ml a 120 ml e etiquetá-los com a data. Inicialmente, congele uma pequena quantidade para garantir que o bebê aceite o leite descongelado. 

O leite descongelado não deve ser congelado novamente. A produção do leite materno "maduro" começa cerca de duas semanas após o nascimento. Portanto, nas primeiras duas semanas, não é recomendável estocar leite, pois sua composição muda significativamente durante esse período.

Sobre a MAM

Fundada na Áustria, em 1976, a MAM tem presença em mais de 60 países e está desde 1998 no Brasil. A empresa conquistou a posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema “We love babies”, a MAM continua se expandindo todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Em 2019, a MAM recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor.

Fonte: RPMA Comunicação

Feijoada do Bem já tem data marcada. Ga…

20-04-2024 Hits:537 Cidade Fabio

A tradicional e famosa Feijoada do Bem pró Hospital de Câncer de Catanduva (HCC), realizada pelos Voluntários do Bem, acontece no dia 2 de junho, às 12h30, no Clube de Tênis...