Foi discutido sobre a retirada da linha férrea que cruza a zona urbana de Catanduva. O evento, realizado nesta quinta-feira (4), foi coordenado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal.

Em sua fala, o deputado federal e vice-líder do governo Lula na Câmara, Alencar Santana, questionou a falta de debate entre a Rumo Logística, responsável pela malha férrea em Catanduva, e a população. 

“O governo municipal foi omisso, simplesmente concordou com a proposta da Rumo, sem ouvir a população, sem considerar a opinião das pessoas que são afetadas diariamente pelo trem. Quem vive aqui não é a Rumo, quem vive aqui são os catanduvenses, então eles deveriam ser ouvidos”, afirmou Alencar. 

De acordo com a deputada estadual Beth Sahão, uma reunião junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres será marcada, com base no que foi discutido na Câmara. 

“Vamos trabalhar e, quem sabe, voltar a falar com o Ministro dos Transportes para chegar a uma decisão. Hoje, com a Câmara lotada, era visível que todos defendem a retirada dos trilhos e a vontade popular é soberana, afinal vivemos em uma democracia. Importante lembrar que, ao retirar os trilhos, Catanduva pode avançar e se desenvolver muito. A linha corta 11,5 quilômetros do nosso município e, caso os trilhos sejam retirados, esse espaço todo pode passar por um processo de reurbanização, ganhar parques tecnológicos, áreas culturais e de lazer. Tanto espaço em meio a cidade é um privilégio, mas não com uma linha de trem”, explicou a deputada. 

Além de Beth e Alencar Santana, a audiência contou com a presença de Giana Custódio, relações governamentais da Rumo. Também participaram lideranças locais, ex-prefeitos e representantes sindicais. Por outro lado, o prefeito Osvaldo de Oliveira Rosa não compareceu, o que foi criticado pelo vereador Mauricio Gouvêa. 

“Mais uma vez o prefeito foi omisso e mostrou que não quer ouvir os anseios da população. Quem conversa com os catanduvenses sabe que a maioria defende a retirada dos trilhos do centro da cidade, mas o prefeito parece ignorar isso”.

O presidente da Câmara, vereador Marquinhos Ferreira, também criticou o posicionamento do Executivo. 

“É perceptível que o prefeito só está pensando no que é bom para ele. Nas ruas é muito óbvio que a população defende que os trilhos sejam retirados e é por isso que vamos brigar até o último minuto”.

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

Novorizontino vence o líder Athletico-PR no Jorjão e entra no G-4 do Brasileirão B

Leia mais...

IMES abre inscrições para Curso Preparatório gratuito do ENEM 2025

Leia mais...

Vereadores, promotor e mães atípicas estiveram reunidos para debater o Projeto de Lei nº 13/2025

Leia mais...

Em Catanduva, Energisa abre oportunidade para estágio na área administrativa

Leia mais...

UNIFIPA participa de evento em Tabapuã com palestra sobre autismo

Leia mais...

Colégio Catanduva promove segundo encontro do programa 'Educar para Crescer'

Leia mais...