A Necta Gás Natural participou do VIII Fórum Cogen – Cogeração de Energia e Geração Distribuída, realizado hoje, 26 de setembro, no Grand Hyatt, em São Paulo.
 
O evento reuniu empresários, agentes do governo como ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e Semil-SP (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logistica), e agentes de mercado para analisar os desafios e oportunidades do setor elétrico, de bioenergia e de gás natural.
 
Segundo o presidente-executivo da Cogen, Newton Duarte, o Brasil atravessa um momento energético bastante delicado em função de um período seco severo e o evento promoveu um debate de soluções de forma propositiva, visando contribuir com propostas para desenvolver o mercado de cogeração no Brasil, que é uma das formas mais competitivas e eficientes de se produzir energia e poupar água dos reservatórios das hidrelétricas.
 
O CEO da Necta Gás Natural, José Eduardo Moreira, participou da abertura como executivo da empresa e como vice-presidente do Conselho Diretor da Cogen, juntamente com Renata Carvalho, assessora da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica da EPE. Na ocasião, eles comentaram sobre o atual cenário e as oportunidades para o mercado de cogeração.
 
Moreira também participou do 4º e último painel do Fórum, sobre “Segurança Energética e Atributos da Cogeração a Gás Natural”, como debatedor ao lado de András Mesics, CEO da SoEnergy, e Lucas Monteiro, gerente de Vendas de Aplicações à Gás da Sotreq.
 
 
Ao falar sobre segurança energética, o executivo destacou o fato de o Brasil produzir mais de 600 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano e que cerca de 250 usinas comercializam energia. “Na região noroeste do estado de São Paulo, área de atuação da Necta Gás Natural, temos 51 usinas contratadas ao SIN e gerando energia elétrica. Podemos, através da usina híbrida, usar uma parcela mínima de gás natural e dobrar a oferta de energia elétrica, ou seja, aumentar de forma eficiente a geração de energia e tornar mais renovável ainda a nossa matriz de energia elétrica.”
 
Ele também salientou que o país está na vanguarda da transição energética ao utilizar o gás natural, um combustível fóssil com menor emissão de gases de efeito estufa, além de promover a substituição por biometano, uma solução totalmente renovável. “Acredito que o gás natural e o biometano podem desempenhar um papel crucial na matriz energética brasileira. Nosso empenho está em levar os benefícios econômicos, sociais e ambientais dessas fontes de energia sustentáveis a um número crescente de consumidores”, finalizou.
 
Sobre a Necta Gás - Companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado em todo o noroeste do Estado de São Paulo, atualmente está presente com sua rede de distribuição em 42 municípios. Desde o início de suas operações, já construiu mais de 1.300 quilômetros de rede de distribuição e conta atualmente com cerca de 45 mil clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e automotivo. A empresa, que tem 120 colaboradores, tem sede em Araraquara (SP), e filiais em Araçatuba, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto, onde está expandindo sua presença com novo escritório, localizado na zona Sul da cidade.
 

Fonte: Outras Palavras Comunicação

ECONOROESTE INFORMA: Cronograma de obras de 14/10 a 20/10

Leia mais...

No mês do Empreendedor: de boia fria a sacoleira, veja 10 empresários que começaram do zero e hoje faturam milhões

Leia mais...

8 em cada 10 adultos acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido

Leia mais...

Natação e Atletismo de Catanduva são vice campeões nos Jogos Paralímpicos do estado

Leia mais...

Festa do Dia das Crianças mantém tradição na Pediatria do HPA

Leia mais...

Hospital Mahatma Gandhi recebe visita de líderes Maçônicos e autoridades locais

Leia mais...