As prefeituras municipais têm papel fundamental na proposição de soluções para as questões de segurança pública. Pesquisas mostram que a violência é uma das principais preocupações da população de diversas cidades, a apreensão também irá refletir no pleito eleitoral deste ano. Para contribuir nas propostas de governo das candidaturas às prefeituras e orientar a população a saber o que cobrar sobre o tema, o Instituto Sou da Paz lança a Agenda Municipal da Segurança: propostas para os municípios brasileiros nas eleições de 2024. O documento elenca ações prioritárias para as cidades e formula propostas que vão desde o enfrentamento ao crime organizado até a prevenção de crimes domésticos e a violência escolar.

A proposta da Agenda Municipal da Segurança é auxiliar candidaturas a prefeituras e a vereanças a pensarem o papel dos municípios na área da segurança pública envolvendo as guardas municipais e profissionais das áreas sociais na promoção de políticas focadas na prevenção de crimes e da violência. O documento também tem o papel de demonstrar para a população o que ela pode exigir e cobrar das candidaturas.   

"As guardas municipais têm um papel estratégico no atendimento de demandas da população e podem fazer muito pela segurança urbana. Podem contribuir no enfrentamento e na prevenção da violência contra as mulheres e nas escolas, em conjunto com a educação e com a assistência social. Para tanto, seu efetivo deve ser qualificado e valorizado para exercer essas atividades que têm impacto na vida dos cidadãos e cidadãs ", diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. "Em vez de gastar com armas cada vez mais potentes, que não servem ao trabalho cotidiano da maioria dos/das guardas, o município deve investir em  ações e programas que respondam às necessidades dos moradores no cotidiano da cidade", comenta Carolina. 

A agenda é composta por cinco eixos relacionados à segurança: governança da segurança cidadã, focado na importância do Fundo Municipal de Segurança Urbana, requisito do Sistema Único de Segurança Pública, e da gestão integrada da Segurança; gestão da informação, que propõe o aperfeiçoamento dos indicadores e evidências sobre os municípios e suas políticas públicas; Guarda Civil Metropolitana, que propõe o aprimoramento da qualidade da informação produzida pela Guarda e capacitação do efetivo; medidas prioritárias na frente de repressão qualificada, que sugere criar e fortalecer medidas administrativas de regulamentação, controle e fiscalização de atividades que impactam direta ou indiretamente na segurança urbana; e medidas prioritárias na frente de prevenção, eixo formado por propostas de prevenção e proteção à violência com o foco em mulheres, crianças e adolescentes, e estratégias de fortalecimento de políticas públicas ligadas à população em situação de rua e usuária de drogas.

"Propostas simplesmente populistas não resolvem os problemas e atrasam as iniciativas que têm potencial de reduzir a violência de forma sustentável. Precisamos, então, de candidatos e candidatas capazes de apresentar propostas de qualidade para a segurança pública de suas cidades", avalia Carolina Ricardo. 

Acesse a agenda completa: https://soudapaz.org/agendaeleições24

Fonte: Instituto Sou da Paz

Catanduva FC fica no empate com a Francana

Leia mais...

Dupla de Páscoa inicia vendas nesta segunda-feira (17)

Leia mais...

Eleitor que deixou de votar em 3 turnos consecutivos pode ter o título cancelado; saiba como regularizar a situação

Leia mais...

Mieloma múltiplo: dor óssea é um dos principais sintomas desse tipo de câncer

Leia mais...

Produtivismo e imediatismo da academia confundem o público

Leia mais...

Quando o governante "se acha"

Leia mais...