O profissional do setor de topografia é muito importante para vários mercados, como mineração, indústria, construção civil e até para o agronegócio. É sua função analisar dados de campo, incluindo altitude, latitude e longitude, fazer o mapeamento de níveis, realizar medições, elaborar e atualizar mapas e plantas, sendo fundamental na concepção de projetos de engenharia, edificações, pavimentação de vias públicas, entre outros.

Para Weslei Lima, gestor do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, "nos grandes projetos de engenharia, é comum ver trabalhadores com equipamentos de medição, verificando os relevos do terreno e auxiliando na produção de mapas. Esse é o topógrafo. Trata-se de um profissional com forte atuação nos bastidores de grande parte das obras urbanas".

Algumas das atividades mais relevantes do topógrafo em grandes construções são a análise de solo, identificando qualidades e defeitos no terreno onde está acontecendo a obra para escolher de forma mais assertiva e segura de onde construir e o monitoramento de estruturas, como barragens, prédios e rodovias. "Muitas vezes o rompimento de barragens, desabamentos e acidentes acontecem pela falta de monitorar o estado dessas construções. Por isso, é de extrema importância que os projetos idealizados pelas iniciativas públicas e privadas sejam planejados para contar com a presença desses profissionais no momento de construir e, posteriormente, realizar um acompanhamento mais próximo", comenta Lima.

"Para garantir também a segurança desses trabalhadores, tecnologias como lasers scanner de longo alcance, drones, ecobatímetros e GNSS devem ser utilizados. Esses equipamentos podem ser controlados à distância e alcançam locais onde o ser humano poderia correr risco. Sem contar que essas ferramentas agilizam processos de análises e otimizam outras atividades", finaliza.

Sobre o Mercado Topográfico

Criado em 2022, o Mercado Topográfico é um e-commerce de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia. A plataforma concentra profissionais e soluções desenvolvidas por fabricantes, autônomos, distribuidores e licenciados, atendendo as mais variadas demandas do setor, considerando que a solução oferecida por um profissional pode ser a necessidade de uma corporação e vice-e-versa. A plataforma conta com suporte humano em horário comercial e on-line 24 horas, para cadastrados e clientes com dúvidas sobre os produtos e serviços ofertados. Além da possibilidade de oferecer equipamentos, ferramentas e outros produtos e serviços, os parceiros têm acesso às vagas de emprego e cursos de capacitação ministrados por especialistas. Para saber mais, acesse o link.

 Fonte: CDI Comunicação

Grêmio Novorizontino perde para o CRB d…

14-05-2023 Hits:616 Esportes Fabio

Grêmio Novorizontino segue com oito pontos, na zona intermediária do Brasileirão B, e foca na recuperação diante do Ituano, no próximo sábado, em Itu