Segundo a RME (Rede Mulher Empreendedora) mostra que 54% das mulheres que decidem abrir o seu próprio negócio optam por atuar no setor de serviços. Não é de hoje que as mulheres se destacam quando o assunto é empreendedorismo, a participação das mulheres no mercado de franquias representa 48% dos franqueados no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, as unidades comandadas por mulheres chegam a ter faturamento até 34% mais alto.

Ser dona do próprio negócio não quer dizer que elas trabalham menos, ainda segundo a pesquisa da RME, 27% das donas de negócios trabalham de sete a oito horas por dia; 25% trabalha de quatro a seis horas por dia; e 23% trabalha de nove a dez horas por dia. Ou seja, elas articulam o seu tempo com os filhos e com a empresa. Trabalham as noites e finais de semana para conciliar tudo. A necessidade de empreender geralmente está atrelada a dois fatores: o primeiro é a dificuldade de voltar ao mercado de trabalho após a gravidez e o segundo é querer acompanhar o crescimento do filho, já que segundo a RME, para uma a cada quatro mães empreendedoras, o desafio é ainda maior: elas possuem filhos com cinco anos de idade ou menos.

Mãe de dois filhos, Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas , sabe bem como é esta rotina. Hoje seu filho mais velho está com 13 anos, mesma idade da rede de franquias. "Lembro que o deixava com o coração apertado com a minha mãe para poder alavancar meu sonho de espalhar a Minds pelo Brasil. Tanto ele, quanto meu filho mais novo, sempre entenderam a necessidade do trabalho e tenho um diálogo muito aberto com eles. Além disso, quando estou em viagem, ligo todos os dias e busco saber de suas rotinas", explica.

A Superintendente do CEBRAC , rede que possui mais de 80 escolas, Luciana Fontes, sempre adiou os planos de ser mãe por priorizar a carreira. Aos 40 decidiu ter sua filha, que hoje tem 12 anos, "Foi justamente quando assumi um cargo no CEBRAC, e pensava como iria conciliar as duas coisas. Mas, ao mesmo tempo, isso me permitiu ampliar mais minha visão como gestora e como mãe. Eu aprendo com meus franqueados e aprendo com a minha filha todos os dias", relata.

Ambas buscam fortalecer outras mulheres. Hoje a Minds Idiomas reserva 65% dos cargos de diretoria a mulheres e o CEBRAC, possui na rede cerca de 82% de mulheres.


Leiza Oliveira, da Minds Idiomas , e Luciana Fontes do Cebrac listam os segredos que as auxiliaram a empreender e ter sucesso como mãe e gestora:

• Sensibilidade

Ambas empreendedoras entendem que não conseguem ser tudo, mas tentam! Elas apoiam e quase que literalmente "colocam no colo" os franqueados, entendendo suas necessidades e dores. Assim como fazem com seus filhos elas sabem também dar puxão de orelha e indicar qual o caminho mais correto para seguir

• Sempre com um olhar à frente

As mães geralmente sabem quando os filhos aprontam e, quase que por instinto conseguem enxergar um passo à sua frente. Elas são mais abertas às inovações e de antemão enxergam as tendências e por isso, as franquias lideradas por mulheres tendem a ter inovações.

• Administração

Há um consenso geral que mulheres não são muito adeptas aos cálculos. E, isso se prova uma verdadeira falácia. Franquias lideradas por mulheres tendem a ter um faturamento 34% mais alto. Elas administram as finanças tão bem quanto, administram a vida dos filhos. Elas olham e sabem delegar atribuições, e também inspiram seus funcionários.

• Relacionamento

Uma mulher fala em torno de 20 mil palavras por dia, enquanto um homem fala em torno de 7 mil. Elas sabem como persuadir, como advertir, como incentivar e todos os outros adjetivos que grandes líderes têm e levam todo esse tato para os seus locais de trabalho.

• Incentivo

Mulheres levantam mulheres, a famosa sororidade, é vista na prática! Mães querem sempre incentivar seus filhos a serem os melhores e isso também acontece na gestão de pessoas. Elas ajudam nos primeiros passos para verem seus funcionários caminhando!

SOBRE O CEBRAC

O CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF - Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse aqui!

Sobre a Minds Idiomas

Com 13 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO, Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Conheça mais sobre o mundo Minds, acessando aqui!

Fonte: Queissada Comunicação

Maurício Ferreira solicita melhorias em…

23-03-2021 Hits:187 Política Fabio

Devido a intensidade de chuvas no início de todos os anos, alguns locais estão sendo prejudicados devido a grande quantidade de água que se acumula. Em ruas da cidade há...