A seca prolongada que atinge o Brasil em 2024 está provocando impactos significativos na produção agropecuária do país, além de intensificar os custos de produção – especialmente pelo aumento nas tarifas de energia elétrica. Neste contexto, culturas essenciais, como a soja, já enfrentam quedas de produtividade: segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2023/24 foi afetada pelo El Niño e a expectativa para 2024/25 é que a seca, agravada pela possível ocorrência de La Niña (prevista para ocorrer entre setembro e novembro), prejudique ainda mais a produção.

O milho também deve ser comprometido pela falta de chuvas – especialmente a terceira safra. Isso pode levar à elevação nos preços do produto no mercado interno. “A expectativa é que a seca prolongada afete a próxima produção, considerando o histórico de anos como 1998, 2015 e 2020, quando a colheita também foi reduzida em função dos cenários de seca intensa”, afirma Isadora Araújo, economista da GEP Costdrivers, plataforma líder em inteligência, análise e projeção de dados no Brasil.

Além dos impactos nas lavouras, a seca deve elevar o custo com energia elétrica. Considerando os aumentos já realizados em 2024, a projeção da GEP COSTDRIVERS é que a tarifa média Brasil apresente aumento anual acumulado de 9,48% nas tarifas de energia elétrica. Isso tem pressionado ainda mais os custos de produção de grãos, especialmente nas regiões mais afetadas pela estiagem – a exemplo dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemanden), mais de 1.500 municípios tiveram suas zonas produtivas prejudicadas pela seca em agosto de 2024; desse total, 963 viram mais de 80% de suas áreas agropecuárias afetadas.

“A seca prolongada está afetando tanto a agricultura quanto a pecuária, e o aumento das tarifas de energia elétrica agrava o cenário. Embora a alta na energia pressione os custos, a queda nos preços de insumos, como fertilizantes, pode aliviar parte desse impacto”, explica a economista, que é responsável pelas análises de agropecuária na LATAM.

A baixa qualidade das pastagens também está afetando a pecuária e pode comprometer a oferta de alimentos. Pequenos produtores, especialmente os que não possuem sistemas de irrigação eficientes, ficam mais vulneráveis à secura. A agricultura familiar, que é responsável por uma parte significativa do abastecimento de alimentos, é especialmente impactada. O Cemaden, inclusive, alerta para o risco que atinge regiões como o Norte, e que pode culminar em aumentos consideráveis no preço dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

“Essa combinação de seca, aumento nos custos de produção e alta nas tarifas de energia reflete diretamente na inflação. Em 2024, o IPCA já atingiu o teto da meta estipulada pelo Banco Central, com um acumulado de 4,5% nos últimos 12 meses. Esse cenário aumenta a preocupação com a inflação nos próximos meses, podendo pressionar o Banco Central a manter a taxa Selic elevada, impactando o crédito e o consumo no país”, conclui Isadora.

Energia e Logística: os impactos no transporte 

A seca também afeta a geração de energia no Brasil, já que as hidrelétricas, responsáveis por mais de 50% da energia do país, estão com reservatórios baixos. A necessidade de acionar usinas termelétricas, mais caras e menos eficientes, eleva as tarifas para consumidores e empresas. Igualmente impactada, a logística também sofre, especialmente na região Norte, onde a distribuição de produtos é prejudicada. Em locais como o interior do Amazonas, a falta de transporte adequado já levou ao desabastecimento de alimentos e ao aumento expressivo dos preços.

Sobre a GEP COSTDRIVERS: A GEP COSTDRIVERS é uma plataforma de inteligência, análise e projeção de dados líder no país. Com mais de 20 anos de atuação, 400 clientes e 100 mil índices e preços de 60 países, a empresa conta com uma equipe de economistas especializados que fazem a análise e projeção dos dados com um percentual de acerto de 85% em diversos segmentos da economia mundial. A GEP COSTDRIVERS tem como objetivo auxiliar profissionais de procurement na busca por dados e informações de qualidade, fornecendo também relatórios mensais dos principais setores da economia. Dessa forma, possibilita que os times se tornem mais eficientes e estratégicos na tomada de decisões. 

Fonte: Agência Pub

1 em cada 3 homens 45+ afirmaram que nunca fizeram e nem pretendem fazer o exame de toque retal

Leia mais...

Curso de eletricista de distribuição em Catanduva recebe inscrições até domingo

Leia mais...

Direito/Unifipa promove Ciclo de Palestras com foco em direitos humanos e cidadania LGBTQIA+

Leia mais...

AME Catanduva promove palestra sobre prevenção ao câncer de próstata em apoio ao Novembro Azul

Leia mais...

EcoNoroeste prevê fluxo de mais de 464 mil veículos no feriado de 15 de novembro

Leia mais...

"Projeto que proíbe celular na escola não é censura, mas, sim, disciplina", defende deputado favorável à proposta

Leia mais...