A Pacaembu Construtora, que pelo terceiro ano consecutivo foi classificada como a segunda maior construtora do Brasil pelo tradicional Ranking INTEC, participa mais uma vez do principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura da América Latina, a FEICON. Entre 2 e 5 de abril, em sua terceira participação no Espaço Casa Cerâmica, a construtora apresenta os diferenciais de seu método construtivo com uma casa inteira de 43,85m² construída dentro do São Paulo Expo, destacando o padrão de qualidade pelo qual a Pacaembu ficou conhecida.

Com a metodologia desenvolvida pela Pacaembu e aperfeiçoada ao longo de seus mais de 30 anos de história, a construção de uma casa pela empresa se tornou uma linha de produção industrial. Isso foi possível porque as casas utilizam um sistema construtivo em alvenaria estrutural com blocos cerâmicos. Isso permitiu que, em média, a Pacaembu entregasse uma casa a cada 70 minutos em 2023 e batesse a marca de mais de 80 mil casas construídas e entregues ao longo de sua história.

“Na FEICON, especificamente, levantamos a casa apresentada em quatro dias, considerando o espaço de tempo que tivemos para esse trabalho. Mas, dentro dos canteiros de obras, com o processo de industrialização que estabelecemos, temos um pouco mais de 50 etapas de construção. Seguindo o fluxo e os processos, com todas as equipes necessárias, em 15 dias é possível ter uma casa pronta. É assim que conseguimos, em 2023, chegar a esse ritmo de, em média, uma casa entregue a cada 70 minutos. É uma indústria de produção que funciona. Uma obra com 600, 700 casas, entregamos com aproximadamente 14, 15 meses, sempre muito antes do prazo estabelecido, que é de 24 meses. E essa agilidade só é possível por conta do nosso método construtivo”, explica José Stucki Júnior, Diretor de Engenharia da Pacaembu Construtora.

Essa agilidade nos canteiros de obras é uma das principais vantagens do método construtivo da Pacaembu, mas os ganhos vão além, com redução do desperdício de material – um dos maiores problemas na construção civil –, redução de custos e empreendimentos cada vez mais sustentáveis. E para atingir esses resultados, o método construtivo da construtora está todo embasado em processos muito bem definidos e profissionais qualificados e focados em áreas específicas.

“Nossos projetos hoje são como Legos. O nível de detalhamento nos permite comprar os materiais já na quantidade certa, tamanho certo e paginação certa, o que permite o mínimo de desperdício. E com todo o detalhamento dos projetos feitos em 3D, a execução é feita seguindo a ordem correta e um fluxo determinado. Então, não temos conflitos entre as etapas. Fica tudo muito bem definido e cada elemento no seu lugar específico. Isso faz com que nossa equipe não tenha retrabalho, não tenha desperdício e seja muito rápida”, acrescenta Stucki Júnior.

Blocos cerâmicos

O uso de blocos cerâmicos no método construtivo traz diversos benefícios. Na obra, ele oferece uma maior facilidade de manuseio, o que aumenta e melhora a produtividade dos trabalhadores. Além disso, a produção desse material é ecologicamente correta, já que a matéria-prima da cerâmica é argila e água. Já para os futuros moradores, os benefícios são diversos, como bom isolamento térmico e acústico e possibilidade de ampliação facilitada, tudo isso aliado a um projeto de casa pensado para garantir o conforto com ventilação cruzada nos ambientes e boa iluminação natural.

Espaço Casa Cerâmica

Seguindo o padrão empregado em seus bairros planejados pelos Brasil, a casa apresentada pela Pacaembu na FEICON deste ano é térrea, com varanda frontal, sala de estar/jantar, dois dormitórios, banheiro, cozinha e área de serviços, piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos nas áreas molhadas. E o método construtivo é realçado pelos detalhes. “A Pacaembu dedica uma atenção especial aos acabamentos de suas casas, sempre utilizando materiais de qualidade em cada um dos ambientes, também presentes aqui no Espaço Casa Cerâmica, resultado de uma trabalho em parceria com grandes fornecedores dos mais diversos segmentos”, completa Stucki Júnior.

“Nós da Pacaembu ficamos muito felizes em poder voltar à FEICON este ano para nossa terceira participação no Espaço Casa Cerâmica. Temos muito orgulho do trabalho realizado ao longo destes mais de 30 anos de história aperfeiçoando nossos processos e criando um método construtivo que contribuiu para que a Pacaembu conquistasse importantes espaços como ser classificada, por três anos consecutivos, como a segunda maior construtora de casas do Brasil no Ranking INTEC. E é um prazer poder compartilhar nosso conhecimento e estar entre tantos parceiros importantes para esse processo”, pontua Fernando Almeida, Presidente Executivo da Pacaembu Construtora.

Sobre a FEICON

Com 27 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Para mais informações acesse: https://www.feicon.com.br.

Sobre a Pacaembu

A Pacaembu Construtora nasceu da inquietude e do desejo dos irmãos Eduardo e Wilson Almeida de levar moradia digna, de qualidade e acessível àqueles que não tinham uma casa própria. E essa se tornou sua missão desde sua fundação, em 1991, na cidade de Marília - SP, quando se especializou na construção de bairros planejados que oferecessem uma primeira moradia para que famílias pudessem traçar um novo futuro para as gerações que viriam.

Nestes mais de 31 anos de história a Pacaembu já transformou a vida de mais de 80 mil famílias, em mais de 180 empreendimentos, localizados em 50 cidades em diversos estados brasileiros.

Fonte: WGB Comunicação

Crea-SP faz operação especial em estab…

28-08-2022 Hits:900 Nacional Fabio

Manutenção de equipamentos hospitalares como desfibriladores, monitor cardíaco, ultrassom, incubadora, entre outros será um dos focos da força-tarefa