A Esquadrilha da Fumaça realizará demonstração aérea em Catanduva no dia 28 de maio, a partir das 15h30. A agenda estava reservada, apesar disso, foi realizada vistoria in loco que resultou na aprovação e confirmação da atração no município. De acordo com as primeiras informações  da organização do evento, a concentração será na rua Martinópolis, nas proximidades do Aeroclube e da rodovia Washington Luís. A atração faz parte das festividades em comemoração aos 104 anos da cidade e visa atrair famílias de Catanduva e região.

A Prefeitura encabeça os preparativos ao evento. Reunião para tratar de procedimentos operacionais foi realizada no gabinete do Prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, que recepcionou o Capitão Ícaro Furtado, representante da Força Aérea Brasileira, além de integrantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e Aeroclube.

“As tratativas são fundamentais para que a demonstração aconteça com a maior segurança possível para a população, tanto para quem assiste, quanto para quem opta por ficar em casa”, destaca o Capitão.

A boa notícia foi motivo de comemoração para o Prefeito. “Celebramos os 104 anos de história de Catanduva e esse evento vai coroar as diversas atividades programadas. Contamos com a participação da população de Catanduva e região”, comenta Padre Osvaldo.

70 anos de história

Utilizando as aeronaves North American T-6, a Esquadrilha da Fumaça surgiu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar. De lá para cá, são 70 anos de história, em uma trajetória que encanta gerações por onde passa. No último dia 14 de maio, o setor completou sete décadas desde a primeira demonstração.

Fonte: Prefeitura de Catanduva