Acelerador Linear do HCC chega ao Brasil

Saúde
Typography

O acelerador linear, aparelho que faz a radioterapia, adquirido pela Fundação Padre Albino para o seu Serviço de Radioterapia/Hospital de Câncer de Catanduva no ano passado e embarcado no final de novembro na China, foi desembarcado dia 05 de janeiro último no porto de Santos.

De acordo com o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação Padre Albino, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, a informação foi confirmada pela empresa que está fazendo o despacho aduaneiro. Ainda de acordo com aquela empresa, o equipamento será transferido para o porto seco, em Barueri, com previsão de chegada dia 10 de janeiro, previsão de deferimento no dia 30 e chegada a Catanduva no dia 15 de fevereiro. No entanto, todas essas datas são previsões, ou seja, os prazos podem ser maiores em virtude dos trâmites burocráticos para a liberação do aparelho.

José Carlos Rodrigues Amarante disse que agora só falta a liberação de R$ 2 milhões que foram solicitados em junho de 2017 à Secretaria de Estado da Saúde. O presidente esteve com o Coordenador de Relações Institucionais daquela secretaria, Dr. Luiz de Mello, no dia 8 de novembro passado, quando ele prometeu acelerar o pleito, que inclusive já havia recebido parecer favorável da Diretoria Regional de Saúde de São José do Rio Preto.

Ainda em 2017, em Ariranha, acompanhado do deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), Amarante entregou ao governador cópia do ofício protocolado na DRS-XV solicitando a liberação dessa verba. O ofício continha assinaturas de apoio de deputados, vereadores de Catanduva e de todos os prefeitos da região.

Para o término da infraestrutura do Serviço de Radioterapia faltam ainda os serviços complementares de instalação e acessórios para o acelerador linear, aquisição do mobiliário, paisagismo da área externa, comunicação visual, informática e estrutura metálica para interligação entre o Serviço e o Hospital Emílio Carlos. A finalização da obra propiciará a instalação do Hospital de Câncer de Catanduva. O Serviço de Radioterapia terá capacidade para atender de 100 a 120 pacientes/dia através do SUS, convênios e particulares.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS