O presidente do Instituto Mauricio de Sousa (IMS), o desenhista Mauricio de Sousa, participa do Introvertendo, principal podcast sobre autismo do Brasil e único do país, totalmente feito por autistas. Nesta sexta (24), o Introvertendo libera o seu 98º episódio, a partir da meia-noite, chamado "Autismo na Turma da Mônica”, série de quadrinhos criada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP).

No bate-papo, Mauricio conta mais sobre o André, primeiro personagem autista da Turma da Mônica. Criado em 2001, por Mauricio de Sousa, o personagem é o protagonista da revista especial "Um Amiguinho Diferente" e de animações que alertam pais, familiares e professores para a importância do diagnóstico precoce do autismo, e mais recentemente, tem participado das histórias da Turma da Mônica, nos gibis que vão para as bancas, e também de histórias exclusivas em parceria com a Revista Autismo.

Um dos destaques em torno da Mauricio de Sousa Produções com o autismo é a participação de autistas no processo criativo. Questionado ainda sobre isso, Mauricio destaca que considera fundamental falar sobre pessoas com deficiência: “Realmente é importante para que possamos provar para terceiros que as crianças ou jovens com algum tipo de dificuldade podem trabalhar, podem aprender, podem evoluir”, completou.

O quadrinista ainda falou do plano de internacionalizar o conteúdo da Turma da Mônica para outros países e línguas. “A criançada no mundo inteiro merece ter a Turma da Mônica, merece os nossos personagens e ter as mensagens que nós colocamos também nos nossos produtos”, afirmou.

O episódio está disponível nos diferentes aplicativos de áudio e podcasts, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. No site do Introvertendo, também há uma versão do conteúdo disponibilizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sobre o Introvertendo

Primeiro podcast do Brasil e do mundo formado por autistas, o Introvertendo hoje é o principal podcast sobre autismo do país e é feito por 10 autistas, de diferentes áreas do conhecimento, abordando o transtorno nos contextos de saúde mental, cultura e cidadania.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa (IMS)

Fundado em 1997, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos, que por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Fonte: Instituto Mauricio de Sousa