Alimentação saudável e atividade física são essenciais para o combate à obesidade

Saúde
Typography

Em 2015, o Ministério da Saúde divulgou, por meio de pesquisas, que o índice de brasileiros acima do peso já alcançava 52,5% da população, e desse percentual, 17,9% já estava obesa. Esses números revelam que a obesidade se tornou doença, já que um em cada cinco brasileiros está acima do peso.

Ciente dessa realidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 11 de outubro como o Dia Mundial de Combate à Obesidade. A data foi criada para conscientizar e alertar a população mundial sobre os males da obesidade e os cuidados que se deve ter com a doença. De acordo com especialistas, estar acima do peso pode acarretar doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras.

Para João Breda, chefe do escritório da OMS para doenças crônicas não transmissíveis, com sede em Moscou, a má alimentação e a falta de atividade física são agravantes para o problema da obesidade no mundo, inclusive entre as crianças e os adolescentes.

Para incentivar as pessoas a enfrentarem a obesidade, programas de dietas não faltam. É o caso, por exemplo, da academia Point Fitness, onde lutar contra o excesso de peso e obesidade têm dado certo, ao oferecer a seus alunos programas de emagrecimento saudável.

De acordo com Aline Balandino, proprietária da academia, a maioria dos que aderem ao programa, alcança resultados positivos. “Cerca de 74% dos alunos conseguem o resultado esperado, já que eles recebem acompanhamento direto no período do programa. E, de fato, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são processos que auxiliam para uma qualidade de vida melhor. Vale ressaltar que, nesse programa, os alunos também recebem orientações nutricionais.

“O Dia Mundial de Combate à Obesidade é uma data muito importante dado o alto número de obesos no mundo. Seria muito bom se todos, de alguma maneira, pudessem se conscientizar sobre essa doença que afeta pessoas de todas as idades”, finaliza Balandino.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS