Projeto do Sesc Rio Preto discute o envelhecimento em diversas culturas

Região
Typography

O contingente de idosos vem aumentando pelo mundo e as projeções indicam que nas próximas décadas essa população irá ultrapassar a de crianças e jovens. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até 2050, o número de pessoas acima de 60 anos aumentará de 600 milhões para 2 bilhões em todo o mundo. No Brasil, o desenvolvimento permitiu avanços da medicina e da qualidade de vida, e estima-se que existam 28,5 milhões de idosos no país até 2020.

Diante disso, em Abril, o Sesc Rio Preto realiza o projeto Pelo Mundo – Como É Envelhecer nas Diversas Culturas, com o propósito de analisar como as culturas orientais e ocidentais se relacionam com o idoso e compreendem o processo de envelhecimento.

Com vivências de autoconhecimento e de técnicas orientais que propõem entrar em contato consigo e pensar sobre como cada um pode encontrar o seu próprio caminho para uma vida saudável, além de oficinas e espetáculos, com o ator e produtor Betto Marx.

Nos dias 11 e 12, o ator apresenta o espetáculo O Teatro de Sombras de Ofélia, uma adaptação do livro publicado em 1984, por Michael Ende, que traz a narrativa de uma solitária velhinha, que após perder o emprego de que tanto gostava no teatro, encontra companhia entre sombras desamparadas e começa uma nova fase.

Betto Marx ainda ministra uma oficina que propõe resgatar e valorizar memórias, seja por meio de contação de histórias, por fotos e objetos, e até mesmo, pela criação de um livro com elas. A atividade Memorabília: Uma Coleção de Objetos e Lembranças, acontece nos dias 16 e 17, das 14h às 17h, com inscrições gratuitas no local.

Confira abaixo todas as atividades que compõe projeto que faz parte da programação de idosos do Sesc Rio Preto.  – Precisa colocar as atividades em ordem cronológica.

MEDITAÇÃO MINDFULNESS

Com Victor Tapias, instrutor de mindfulness. 
Desenvolvimento da capacidade de reconhecimento do momento presente por meio das sensações corporais.

Inscrições no local.
Dia 10, quarta,  14h às 16h.

Sala de Expressão Corporal II. Grátis.

MEDITAÇÃO COM FLAUTA JAPONESA

Com Marcio Valerio, terapeuta e músico.

Shakuhachi é o nome dado à flauta tradicional japonesa, instrumento belíssimo e de difícil execução. O instrumento tem personalidade e características próprias que traz à memória, imagens de um Japão mítico e uma ligação profunda com a natureza, favorecendo assim um clima de beleza, paz e tranquilidade.
Inscrições no local.

Dias 11 e 12, quinta e sexta, 14h às 16h.

Sala de Expressão Corporal II.

Grátis.

ESPETÁCULO

O TEATRO DE SOMBRAS DE OFÉLIA

Com Betto Marx, ator.

Quando o teatro, em que Ofélia trabalhava, fecha, ela se vê sem função no mundo, mas sombras aparecem e transformam seu destino. 
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

Dias 11 e 12, quinta e sexta, 14h às 16h.

Teatro. 228 lugares. Grátis.

BANHO DE GONGO

Com Luciana Leuzzi (Lila), professora de yoga e meditação.

O Banho de Gongo traz uma jornada pelo som que vai do denso ao sutil. Uma imersão no som de diferentes instrumentos que convidam os participantes para uma profunda viagem que vai da Terra ao infinito. O som do Gongo vibra em cada célula do corpo, transbordando de dentro para fora e trazendo um estado profundo de entrega, relaxamento e meditação. 
Inscrições no local.

Dia 17, quarta, 14h às 16h.

Sala de Expressão Corporal II.

Grátis.

MEMORABÍLIA: UMA COLEÇÃO DE OBJETOS E LEMBRANÇAS

Com Betto Marx, ator.
Essa oficina propõe resgatar e valorizar memórias, seja por meio de contação dessas histórias, por fotos e objetos e, até mesmo, pela criação de um livro com elas. 
Inscrições no local.

Dias 16 e 17, terça e quarta, 14h às 17h.

Sala de Uso Múltiplo. 20 vagas.

Grátis.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS