Aplicativo da Saúde de Catanduva é premiado em evento estadual

Saúde
Typography

Um aplicativo desenvolvido para medir o nível de satisfação de usuários em relação ao serviço de saúde rendeu premiação a Catanduva. A Secretaria Municipal de Saúde foi contemplada com o troféu David Cipriano, na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que compõe o Congresso Estadual de Saúde, realizado em Águas de Lindóia. Dentre 995 projetos inscritos, apenas 10 foram premiados.

A iniciativa local visa introduzir a ferramenta digital, em substituição aos formulários de papel, disponibilizados aos pacientes atualmente. As questões do aplicativo foram elaboradas a partir da contribuição de usuários e trabalhadores membros dos Conselhos Locais de Saúde. Na fase experimental, o dispositivo foi utilizado durante uma semana por usuários da Unidade Básica de Saúde do Solo Sagrado.

Via tablet, os pacientes avaliaram os atendimentos e sinalizaram preferência pelo aplicativo, ao invés do questionário impresso. “A ideia é simplificar e modernizar os meios de comunicação na rede de saúde, usando a tecnologia como instrumento facilitador”, ressalta Ronaldo Gonçalves Júnior, secretário municipal de Saúde. 

Os registros são gerados em planilhas para acompanhamento, diferente da condição atual, que exige organização manual para consolidação. “O programa nos permite acompanhar as demandas levantadas junto aos usuários de modo muito mais ágil e efetivo”, explica Tiago Silva, coordenador técnico da Associação Mahatma Gandhi.

O software é resultado de ação intersetorial que uniu esforços de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Associação Mahatma Gandhi, Instituto Federal e Unifipa. A próxima fase do projeto consiste na aquisição de tablets para serem disponibilizados nos postos e a implantação do sistema nos equipamentos. A ideia é ampliar o serviço, colocando o dispositivo para ser baixado em celulares.

Paralelamente, o projeto segue para a segunda etapa de apresentação, em evento nacional da saúde, que irá premiar experiências exitosas. A 16ª “Mostra Brasil aqui tem SUS” será realizada em julho, no Distrito Federal. 

Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS