Catanduva terá representantes em maior festival de teatro da América Latina

Cultura
Typography

Um dos principais festivais de teatro da América Latina, o Festival de Teatro de Curitiba – Fringe, terá a participação de catanduvenses em 2019. A representação ficará por conta do Grupo Cabrabão, que cumpre agenda de 27 a 30 de março, em quatro apresentações do espetáculo “Rita e a Pipa”.

O grupo, formado inteiramente por artistas catanduvenses, conta com arte-educadores e alunos das Oficinas Culturais, da Estação Cultura.

A peça tem texto e direção de Rafael Back, que também está no elenco, ao lado de Carol Oliveira, Henrique Zukoviski, Vânia Santos e Jéssica Souza. O cenário é da artista plástica Ana Vano, com arranjos musicais de Maju Malavaes.

O Grupo Cabrabão levará aos palcos de Curitiba a linguagem nordestina, baseada no universo do escritor Ariano Suassuna. “Rita e a Pipa” relata a história de João Cabrabão e sua filha, Rita Cabrita. Desiludida, a menina resolve não ter mais nenhum tipo de sentimento por medo de sofrer.

Imediatamente, o pai faz uma pipa e pede que a menina escreva todos os sentimentos nela. A pipa voa alto e leva, consigo, todos os sentimentos embora. Porém, não demora para que Rita perceba que cada um deles era importante para a sua vida. E é aí que começa uma emocionante jornada.

“Essa participação reforça a aprovação do trabalho autoral que estamos fazendo. O Grupo Cabrabão tem apenas um ano e meio e já vai participar do festival que é a principal vitrine para trabalhos de artes cênicas do país. Sem dúvida nenhuma, uma grande conquista para nós e para a cidade, que vem investindo muito em cultura”, disse o diretor Rafael Back.

Festival

Em sua 22ª edição, o Fringe – evento paralelo e, ao mesmo tempo, integrado ao Festival de Teatro de Curitiba, reunirá mais de 370 espetáculos de companhias vindas de 13 estados brasileiros e 7 atrações internacionais, da Argentina, Portugal, Chile e Uruguai.

Com a proposta de ser um espaço democrático e que atenda um público heterogêneo, as atrações tem ingressos de preços variados, além de 60 espetáculos gratuitos e 196 ‘pague quanto vale’. Esta edição também traz 18 mostras especiais com temáticas diversas, workshops, oficinas e debates.

O Fringe abrange Curitiba e região metropolitana. As apresentações serão em vários espaços: teatros, praças, ruas, feiras e parques. O Festival de Teatro de Curitiba é realizado de 26 de março a 7 de abril.