SESC SP REALIZA 3ª EDIÇÃO DO FestA! – FESTIVAL DE APRENDER EM MARÇO

Cultura
Typography

O Sesc São Paulo realiza, entre 15 e 24 de março, o FestA! – Festival de Aprender em todas as unidades da capital, interior e litoral. A programação, que propõe uma celebração do fazer criativo e da experimentação, é composta por oficinas, ateliês para a família, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas gratuitas e acessíveis a todos os públicos.

 

Em sua terceira edição, o FestA! oferece mais de 500 atividades gratuitas que, em conjunto, reafirmam a atuação da instituição na oferta de ações que prezam pelo         aprendizado livre e não formal, com enfoque na convivência, no protagonismo, na autonomia e na reflexão criativa e crítica. "O FestA! é uma grande celebração do prazer em aprender. A programação variada atrai e convida diferentes públicos a virem ao Sesc fazer arte com as mãos, aprender técnicas novas, vivenciar experiências plásticas curiosas e a se desenvolver artisticamente", destaca Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.

 

O público terá a oportunidade de aprender sobre as mais diferentes técnicas e habilidades, desde usar parafusadeira, serra e furadeira a consertar computadores e carros, bordar fotografias, confeccionar mapas, construir um tripé, aprender ourivesaria, montar um carrinho de rolimã até acompanhar a criação de uma escultura usando serra elétrica, entre muitas outras experimentações.

 

Presente nas 39 unidades do Sesc São Paulo em todo o Estado, a programação deste ano está dividida em quatro eixos: Cultura Digital e Hackerismo, que propõe o uso das mais diversas tecnologias para buscar soluções a problemas de diferentes naturezas; Artes Visuais e Artes Gráficas, que abarca as possibilidades de técnicas como desenho, pintura, fotografia, design, cartografia, audiovisual, entre outras, para ampliar o repertório criativo, possibilitando maior pluralidade de percepções de mundo; Artesanias e Ofícios Tradicionais, que contempla práticas artesanais, das mais tradicionais às mais contemporâneas; e Técnicas Construtivas, que tem como propósito a         fabricação de objetos fazendo uso de ferramentas tecnológicas, analógicas e digitais.

 

A agenda completa das atividades e locais onde serão oferecidas pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também apresenta reportagens e vídeos exclusivos relacionados ao universo do aprender e fazer artístico.

 

Programação em Catanduva

 

oficina
WEARABLES - TECNOLOGIAS VESTÍVEIS
Exibição de roupas conectadas: como a Jaqueta da Levis/Google que controla o celular; o tênis do filme De Volta para o Futuro 2 que amarra o cadarço sozinho; a bolsa que se transforma em forninho para esquentar lanches; a bolsa que carrega o celular com energia solar. Com WearBrasil.
Dia 22, sexta, 18h30 às 21h30. No Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições pelo www.sescsp.org.br/catanduva ou na Central de Atendimentos.
Grátis. 

oficina
BRACELETE LUMINOSO INTERATIVO
Essa oficina tem como enfoque a integração da eletrônica com costura estilo bordado, para confecção de um bracelete. O participante terá noções de eletricidade com uso de LEDs, Em seguida, fará experimentação com um sensor de luz e costura. O resultado é um bracelete que muda a cor do LED conforme interação com sensores de luz. Com Gedeane Kenshima.
Dia 23, sábado, 10h às 13h. No Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições pelo www.sescsp.org.br/catanduva ou na Central de Atendimentos.
Grátis. 

oficina
TRANSFORMANDO COM O MACRAMÊ
Nesta oficina, os alunos aprenderão a fazer uma pala a partir da técnica do macramê para aplicar no corpo das peças trazidas pelos participantes. Com Ana Júlia Roland.
Dias 23 e 24, sábado e domingo, 10h às 14h. Sala de Ginástica. Inscrições pelo www.sescsp.org.br/catanduva ou na Central de Atendimentos.
Grátis. 

oficina
COSTURANDO O FUTURO: BORDANDO COM ARDUINO LILYPAD
A oficina tem enfoque na integração da eletrônica com o bordado. O participante aprenderá noções de eletricidade com o uso de LEDs, terá contato com programação e conhecerá a plataforma Arduíno Lilypad. Ao final, fará a interação do arduíno com o uso de LEDs, buzzer's e sensores de luminosidade. Com Gedeane Kenshima.
Dias 23 e 24, sábado e domingo, 14h às 18h. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições pelo www.sescsp.org.br/catanduva ou na Central de Atendimentos.
Grátis.

oficina
MEMÓRIAS BORDADAS  EM ROUPAS
A atividade tem o intuito de ressignificar as lembranças e a memória afetiva da própria história criando narrativas por meio do bordado. Para realizar a atividade, os participantes devem levar roupas que possam ser bordadas. Com Rochele Beatriz.
Dias 23 e 24, sábado e domingo, 14h às 16h. Sala de Ginástica. Inscrições pelo www.sescsp.org.br/catanduva ou na Central de Atendimentos.
Grátis.


oficina
UPCYCLING JEANS
Confecção de coletes e bolsas pelo processo de upcycle, reaproveitando uma ou mais calças jeans que seriam descartadas. Serão apresentadas técnicas de modelagem, costura e customização que darão autonomia para a transformação e garantirão que o jeans ganhe um novo espaço no armário com muito estilo. Obs: O participante precisa trazer no mínimo 2 calças jeans. Com Kajsa Salles.
Dia 24, domingo, 10h às 14h. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições pelo www.sescsp.org.br/catanduva ou na Central de Atendimentos.
Grátis