Escolas recebem Biblioteca Itinerante a partir desta segunda 18

Cultura
Typography

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, retoma nesta segunda-feira, dia 18, um importante projeto de incentivo à leitura: a Biblioteca Itinerante. Um ônibus, com acervo de mais de 500 itens, entre livros e DVDs, vai estacionar nas escolas municipais com atividades durante todo o dia.

O projeto, em parceria com a Secretaria de Educação, atenderá aos alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Nesta primeira etapa, a abordagem será em torno dos trabalhos da escritora e ilustradora Eva Funari e as bruxinhas, muito presentes em suas obras.

De acordo com a secretária de Cultura, Cris Anovazzi, para que a ação pudesse ser concretizada, foi necessária a recuperação do ônibus, que  passou por processos de revisão mecânica e elétrica e, posteriormente, a organização do acervo que, além de obras clássicas, também conta com literatura contemporânea direcionada ao público infantil.

“O projeto, tendo como instrumento de transformação a literatura abordada por várias áreas artísticas, mostrará a cada dia mais possibilidades que esse universo proporciona, colaborando não somente no cultivo do hábito à leitura, mas, também, formando indivíduos mais conscientes, conhecedores mais profundos de suas emoções e da sua compreensão do mundo”, disse a secretária de Cultura.

Na Biblioteca serão realizadas oficinas a partir de obras literárias, que reunirá ações de estímulo à leitura, por meio de expressões artísticas: literatura, música, artesanato, audiovisual e contação de histórias.

“As atividades serão cheias de ludicidade, com objetivo de promover o encantamento das crianças pelo universo literário”, explicou o arte-educador Rafael Back, responsável pelo projeto.

A Biblioteca Itinerante também será levada para eventos em geral e nos bairros, com atividades que ainda estão sendo programadas pela Secretaria de Cultura. A programação será divulgada em breve.