Parceria cultural de Prefeitura e Mahatma alcança 200 pacientes

Cultura
Typography

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Hospital Mahatma Gandhi retomam, na próxima segunda-feira, 18, o “Cantinho da Leitura”, biblioteca destinada aos mais de 200 pacientes da unidade hospitalar. O projeto destina-se ao incentivo à leitura a partir da prática semanal de contação de histórias.

A atividade ocorre por meio das Oficinas Culturais, que designa profissionais para desenvolver a atividade junto aos pacientes. Os professores são os arte-educadores Lucas Alves e Rafael Jorda. Além da contação, os pacientes também participam de aulas de bateria, com o músico Hebert Theo.

Para 2019, uma novidade: aulas de dança foram acrescentadas à parceria e darão ainda mais dinanismo e interação às atividades da unidade hospitalar. 

De acordo com a terapeuta ocupacional Keler Cristiane da Silva, coordenadora do setor de Terapia Ocupacional do Hospital Mahatma Gandhi, as oficinas são acompanhadas pela equipe multidisciplinar da unidade hospitalar.

"Elas contribuem para a humanização do atendimento e desenvolvem o potencial do paciente para alcançar uma melhor integração interpessoal e melhor qualidade de vida. Também proporcionam benefícios físicos e psicológicos, melhorando o ânimo, potencializando a socialização, aliviando o estresse, ajudando a canalizar as emoções negativas, aumentando a autoestima e autoconfiança, enfim, causando efeitos terapêuticos", relatou.

"Temos satisfação em contribuir com projeto tão nobre. A utilização de recursos artísticos e expressivos é ótima ferramenta para colaborar na recuperação dos pacientes. As oficinas oferecidas exploram aspectos conscientes e inconscientes no que diz respeito a autoexpressão e verbalização dos problemas, além de proporcionar um elo com o mundo e momentos de bem-estar e lazer", diz a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.

As aulas são realizadas semanalmente e de forma contínua, seguindo o calendário das Oficinas Culturais.

Serviço

O Hospital Mahatma Gandhi está localizado na rua Duartina, 1.311, na Vila Soto.

Informações pelo telefone (17) 3524-9070.