Sesc São Paulo lança programação do Circuito Sesc de Artes que contempla 121 Cidades

Cultura
Typography

Na última terça-feira, dia 12, foi lançada em São Paulo a programação do Circuito Sesc de Artes 2019, que, chega à região de Catanduva em abril. O evento de lançamento aconteceu no Sesc Pompeia e contou com a presença de diversos representantes das cidades que receberão as atividades, 121 no total. Na região de Catanduva, as cidades que serão contempladas com a programação do Circuito Sesc este ano serão: Olímpia (dia5), Monte Alto (dia 6) e Ibirá (dia7) Bebedouro (dia 12), Santa Adélia (dia 13), Novo Horizonte (dia 14). As atividades acontecem das 16h às 21h30 e são todas abertas e gratuitas.

 

Uma caravana com 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, se prepara para viajar pelo estado de São Paulo na 11ª edição do CIRCUITO SESC DE ARTES. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologia e artes, o circuito acontece de 29 de março a 14 de abril, de sexa-feira a domingo, das 16h às 21h30 em 121 cidades.

 

De atmosferas poéticas a explosões de cenas, de performances solo a grandes grupos, de trabalhos manuais a realidade virtual, o CIRCUITO SESC DE ARTES envolve 100 programações culturais em mais de mil apresentações artísticas em espaços públicos, sempre com atrações gratuitas para todas as pessoas. Realizado desde 2008, o circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência. "A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CIRCUITO SESC DE ARTEScria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço", explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

 

A região de Catanduva receberá a programação dos roteiros 3 e 4. Confira abaixo o que os moradores dessas cidades e da região poderão conferir:


ROTEIRO 3

Olímpia

05 de abril, sexta

Praça Rui Barbosa

 

Monte Alto

06 de abril, sábado

Praça Dr. Luiz Zacarias de Lima

Ibirá

07 de abril, domingo

Praça São Benedito

Tecnologia e Artes

Oficina de Autômatos

Máquina Tudo Coletivo Criativo (SP)

O público é convidado a construir brinquedos autômatos a partir de peças de madeira e materiais especiais para criação e customização, como cola, cartolina e tinta. As peças cortadas a laser são projetadas com diferentes encaixes, dentes e furações, para que os participantes vejam o funcionamento de engrenagens, pistões, manivelas e correias.

Artes Visuais

Câmera-Caixote

Oficina do Olhar (SP)

A fim de resgatar o trabalho dos fotógrafos lambe-lambe, os participantes vão experimentar o processo tradicional: registro com papel fotográfico à base de prata e revelação da imagem nos produtos químicos apropriados dentro da própria Câmera-Caixote. O resultado são fotos em negativo, que poderão ser expostas na praça e "positivadas" com a câmera dos smartphones do público.

Literatura

Universo HQ - mediação de leitura com A Cor - Ação Cultural

TG3 Design e Conteúdo / A Cor - Ação Cultural (SP)

A atividade é montada a partir de um carrinho de carga, do qual saem livros, bancos, espreguiçadeiras e tapetes. A praça ganha um ambiente confortável e todo destinado às histórias em quadrinhos. A mediação de leitura ficará a cargo do grupo A Cor - Ação Cultural.

Dança

Tecituras

Quik Cia. de Dança (MG)

O espetáculo é construído em improvisações estruturadas, que tecem relações entre corpo, objeto, imagem e voz e ainda contrapõem a arquitetura do espaço público com a liberdade. A companhia de dança reinventa as coreografias a cada apresentação, conforme os bailarinos aproveitam as estruturas de cada praça ou palco aberto para convidar o público a perceber, compreender e também criar sentidos para os movimentos.

Circo

Histórias de um Baú

Companhia Trotamundos (ARG)

Fidel e Capulita são companheiros, viajantes e sonhadores que percorrem o mundo com um baú velho nas costas, com a missão de estarem sempre preparados para surpreender o público. O grupo argentino mistura teatro e circo de forma dinâmica, com uso de técnicas de bolas de malabarismo, aros de bambolês e acrobacias, para divertir os espectadores de todas as idades.

Música

Três é Bom

Paulo Freire, Mauricio Pereira e Wandi Doratiotto (SP)

Três amigos músicos, compositores e artistas se encontram para relembrar canções e contar histórias sobre suas trajetórias e sua maneira de olhar o mundo com bom humor. O violeiro Paulo Freire é autor de trilhas e escritor; Mauricio Pereira tem seis álbuns lançados, incluindo com o grupo Os Mulheres Negras; e Wandi Doratiotto é membro do Premê e apresentou o programa "Bem Brasil" na TV Cultura por 17 anos.

Teatro

Mar de Fitas, Nau de Ilusão

Grupo Imbuaça (SE)

O espetáculo propõe um olhar sobre os 40 anos do grupo sergipano e as razões pelas quais ele ficou conhecido como uma trupe de teatro de resistência e de defesa da cultura popular. Nove atores interpretam 22 canções que fizeram parte da dramaturgia do grupo nessas quatro décadas, em uma celebração sobre ser artista popular e mostrar sua arte em praça pública.

ROTEIRO 4

Bebedouro

12 de abril, sexta

Praça Barão do Rio Branco

Santa Adélia

13 de abril, sábado

Praça Ademar de Barros, s/n

Novo Horizonte

14 de abril, domingo

Praça Manoel de Lazari, Jardim Popular

 

Artes Visuais

Roupa com História - adereços de tecidos

Ateliê Ana Faz (SP)

Os participantes da oficina vão criar um par de asas ou uma cauda de dinossauro, feitas com feltro e aplicações em tecidos e aviamentos. A proposta é estimular a coordenação motora e a concentração enquanto incentiva-se a criatividade das crianças.

Tecnologia e Artes

Luminária Mosaico

Coletivo Sagui Lab (SP)

Depois de aprender um pouco sobre mosaicos, espectro luminoso e composição de cores, os participantes da oficina vão utilizar papéis cortados a laser, recortes coloridos, desenhos e colagem para montar sua própria luminária tridimensional, com uma fita LED e bateria. A orientação é de um grupo de designers, artistas e educadores que divulgam a cultura "maker" e do "DIY - do it yourself", ou seja, "faça você mesmo".

Literatura

Bicicleta Literária

Cia. O Curioso (SP)

Dois artistas circulam pela praça com sua bicicleta decorada e lúdica. A cada parada, o público encontra um novo universo de histórias, por meio de livros, ilustrações, bonecos, objetos, música - e até da própria bicicleta, que se transforma em palco. A companhia atua há mais de oito anos com pesquisas cênicas, teatro de animação, narração de histórias e música.

Circo

Parque do Circo

Grupo Parque do Circo (SP)

Crianças e adultos poderão se divertir nas estações de brinquedos inspirados em técnicas circenses, como malabares, pontaria, equilíbrio e acrobacia. Há labirintos individuais e para duplas, labirintos de cabeça, mesa de malabares, cactos para lançar argolas, barras e pranchas de equilíbrio e também perna-de-pau e pé-de-pau.

Circo

Cabaré Le Pétit Potpourri

Grupo Parque do Circo (SP)

Em um picadeiro a céu aberto, artistas brasileiros e internacionais se revezam para surpreender o público em números tradicionais de circo, como malabares, acrobacia e equilíbrio, porém, sempre com muito bom humor. A apresentação é acompanhada por música ao vivo, para prender o público no clima de cabaré circense.

Teatro

As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes

Teatro de Gravata (SP)

O caipira malandro Pedro Malasartes resolve conhecer o outro lado da vida, já que ninguém voltou de lá para lhe dizer nada. Quando ele se encontra com Deus e o Diabo, eles vão brigar para ver quem fica com Pedro, já que nenhum dos dois quer levar esse presente. O espetáculo de teatro de rua é inspirado na cultura popular do Vale do Paraíba.

Música

Čao Laru (BRA/FRA)

A banda foi formada na França com a proposta conceitual dos integrantes serem músicos-interventores e de ocuparem espaços, estejam onde estiverem. Neste ano, o grupo lançou o disco "Fronteiras", em que fala de divisões geopolíticas, mas também sociais e virtuais. Sua sonoridade tem influência das melodias balcânicas, da canção francesa e de ritmos brasileiros, utilizando instrumentos acústicos e elétricos.

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2019

De 29 de março a 14 de abril

Programação na região de Catanduva:

2º fim de semana: 5, 6 e 7 de abril

3º fim de semana: 12, 13 e 14 de abril

Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.

Grátis. Livre.

A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

(a partir do dia 12/3)