A programação online do Território Cênico, projeto de formação e difusão cultural da Cia. Cênica, entra em sua reta final nesta semana. Encerrando a edição 2020, serão realizadas duas lives no canal da companhia rio-pretense no YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica). As atividades terão enfoque em tecnologia e cultura popular.

 

A primeira live será realizada nesta quarta-feira (23/9), 20h, com o compartilhamento da pesquisa "Streaming e outros medos", por Fabiano Amigucci, ator, diretor, professor de teatro e graduado em publicidade, integrante da Cia. Cênica, responsável pela produção e coordenação técnica das lives do Território. Ele vai compartilhar os conhecimentos obtidos a partir da readequação do projeto Território Cênico para o ambiente virtual em função da pandemia da Covid-19.

 

A pesquisa tratou do funcionamento e das possibilidades de uso das tecnologias de transmissão ao vivo e plataformas de videoconferência, além de sua aplicação ao longo do projeto, que até o seu encerramento terá realizado uma série de 20 lives. No encontro, Amigucci receberá três convidados: Léo Bauab, responsável pela produção de cenografias nas lives; Luis Fernando Lopes, pela iluminação e operação técnica, e Guilherme Di Curzio, pela consultoria técnica. Cada convidado vai falar um pouco sobre sua experiência na edição 2020.

 

Fechando a programação, na quinta-feira (24), acontece o segundo encontro da oficina "Batuque na Cozinha", com Jaqueline Cardoso, cantora, musicista, atriz, pesquisadora de cultura popular e amante da culinária. A artista irá preparar uma receita de escondidinho de carne seca, regada a muito forró e contação de causos. A oficina propõe resgatar memórias ligadas afetivamente a aromas e sabores, tendo como matéria-prima receitas populares que fazem parte da cultura brasileira.

 

Pela primeira vez no formato virtual, a edição deste ano do Território Cênico teve início no dia 16 de julho. Em razão do distanciamento social por conta da pandemia, o projeto, que começaria em março, foi adiado para o segundo semestre e readequado para o online. De dentro de sua própria casa, o público pode acompanhar 40 atividades gratuitas, envolvendo literatura, teatro, música, dança, fotografia, cultura popular, economia criativa e cultura digital. Além das tão popularizadas lives, transmitidas pelo canal da Cia. Cênica no YouTube, outros recursos foram usados na programação, como publicações de vídeos e fotos no Facebook e Instagram e até a comunicação via aplicativos de conversa como WhatsApp.

 

A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

Serviço:

PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2020

Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), de 16 de julho a 24 de setembro de 2020. Gratuito.

Programação completa: http://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/

 

Compartilhamento da Pesquisa "Streaming e outros medos"

Com Fabiano Amigucci, ator, diretor, professor de teatro e graduado em publicidade

Fabiano Amigucci compartilha os conhecimentos obtidos a partir de sua pesquisa "Live streaming e outros medos". Considerando a necessidade de readequação do projeto Território Cênico para o ambiente virtual em função da pandemia de Covid-19, a pesquisa tratou do funcionamento e das possibilidades de uso das tecnologias de transmissão ao vivo e plataformas de videoconferência, além de sua aplicação ao longo do projeto.

Quando: Quarta-feira (23/9), 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 60 minutos

 

Oficina: Batuque na Cozinha – Escondidinho de carne seca

Com Jaqueline Cardoso, cantora, musicista, atriz, pesquisadora de cultura popular e amante da culinária               

Resgatar memórias ligadas afetivamente a aromas e sabores é o objetivo da atividade, que tem como matéria-prima receitas populares que fazem parte da cultura brasileira. Durante o preparo do prato, muito forró e contação de "causos". A atividade encerra a edição 2020 do projeto Território Cênico.

Quando: Quinta-feira (24/9), 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

 

Não é necessário fazer inscrição. 60 minutos

Fonte: Graziela Delalibera - Jornalista