O retorno às aulas é um momento propício para a realização do check-up ocular nas crianças e adolescentes, pois a má qualidade de visão pode refletir até no desempenho escolar. É o que afirma Karina Shimizu, médica oftalmologista do Hospital do Olho Rio Preto – HORP.

“A realização de exames de rotina anualmente é essencial para verificar as condições dos olhos dos estudantes e atuar na prevenção de distúrbios como hipermetropia, astigmatismo e miopia. E, ainda, se for o caso, adotar os tratamentos corretos de forma segura”, explica.

Mesmo que as escolas estejam voltando no formato híbrido - ensino presencial mesclado com remoto, é importante dar atenção a saúde ocular, visto que o uso contínuo de aparelhos eletrônicos como os computadores, celulares e tablets podem agravar a miopia ou causar queixas como lacrimejamento e cansaço visual.

Para se ter ideia, um estudo realizado na China com mais de 120 mil crianças e publicado na revista científica dedicada ao campo da oftalmologia, JAMA Ophthalmology, mostrou que durante o período de isolamento, os casos de miopia entre crianças de 6 anos aumentaram 400%. E não para por aí, os dados revelam ainda que entre os participantes com 7 anos o aumento foi de 200%, e aos 8 anos a alta foi de 40%.

Os números são assustadores, por isso, a oftalmologista alerta: “além de controlar o uso exagerado das telas durante o dia, é importante ficar atento à visão dos filhos, realizando exames de rotina”.

No caso das aulas virtuais, a dica da especialista é deixar o equipamento mais distante o possível dos olhos e fazer intervalos.

Sobre o HORP

Criado por um grupo de oftalmologistas, em 1980, o HORP oferece prevenção, diagnóstico e tratamento ocular à população de São José do Rio Preto/SP e região. Deste então, mais de 300 mil pacientes, de 3.200 cidades espalhadas pelo Brasil e pela América Latina, já receberam os cuidados e a atenção da equipe médica e dos colaboradores do hospital.

O HORP conta hoje com mais de 20 médicos oftalmologistas em várias áreas: catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, oftalmologia geral, oftalmopediatria, plástica ocular, refrativa e retina e vítreo.

Fonte: Venusca Borghi

Prefeito de Catanduva recebeu o Deputado…

25-01-2021 Hits:144 Política Fabio

O Prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa recebeu, em seu gabinete, o Deputado Federal Geninho Zuliani (DEM), na manhã desta segunda-feira, dia 25, para uma visita de cortesia.