Fungos adoram o calor e a umidade, mas engana-se quem acha que micose é uma doença exclusiva do verão. Abafar pés e mãos e compartilhar objetos de uso comum - por exemplo lixas e alicates, para o caso das unhas - aumentam as chances de contrair micoses, causadas por fungos. Confira alguns mitos e verdades comuns sobre o assunto, segundo a dermatologista Dra. Dóris Milman Shansis (CRM 20497 RS).
 
1. A micose é contagiosa
VERDADE. "Além de ser transmitida de pessoa para pessoa, pode passar de uma unha para outra, no caso da micose de unhas", explica. Além disso, a onicomicose, como é conhecida, pode ser "porta de entrada" para outras infecções, como as bacterianas.
 
2. Micose de unha é igual a de pele
MITO. A forma de apresentação da doença é diferente nessas regiões e requer terapêuticas adaptadas para o quadro micótico. O tempo de combate varia, mas na onicomicose costuma ser longo, especialmente se há comprometimento maior das unhas. "As condições de saúde de cada pessoa também refletem no tempo de tratamento", comenta a médica. Loceryl® é um esmalte que forma um filme protetor eficaz contra esses fungos, podendo ser usado apenas uma a duas vezes por semana.
 
3. Os efeitos da doença são visíveis
VERDADE. Identifica-se a onicomicose pelo descolamento, deformação e aspecto quebradiço da unha, assim como pelo surgimento de manchas amareladas ou esbranquiçadas. Dra. Dóris alerta que o dermatologista fará o diagnóstico preciso e definirá o melhor tratamento.
 
4. Esmaltes não atrapalham o tratamento das micoses
MITO. Na verdade, eles impermeabilizam e dificultam a penetração do medicamento na unha afetada. O ideal é aplicar esmalte antifúngico diretamente na unha, por apresentar alta concentração de substâncias antimicóticas. Se desejar usar esmaltes comuns, eles poderão ser aplicados sobre o antifúngico.
Loceryl® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB01_20/SAC: 0800-155552. LOCERYL® ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
 
Sobre a Galderma
A Galderma, maior empresa global independente de dermatologia do mundo, foi criada em 1981 e atualmente está presente em mais de 100 países. Com um extenso portfólio de medicamentos prescritos, soluções estéticas e ao consumidor, a empresa faz parceria com profissionais de saúde em todo o mundo para atender as necessidades de saúde da pele das pessoas ao longo da vida. A Galderma é líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções cientificamente definidas e clinicamente comprovadas para a pele. Para mais informações, visite http://www.galderma.com.
 
Fonte: Agência de comunicação da Galderma

Catanduva recebe autotestes de HIV e faz…

05-03-2020 Hits:275 Saúde Fabio

Catanduva está entre as cidades que receberam remessas de autotestes de HIV. Trata-se de um novo exame ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.