O coronavírus alterou a rotina de muitas pessoas, entre elas os idosos, um dos principais grupos de risco neste momento de pandemia da Covid-19.
As pessoas acima de 60 anos fazem parte de uma parcela da população que demandam alguns cuidados especiais.
Nesta perspectiva, a profissão de cuidador de idoso foi uma das que mais cresceu na última década. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, o número de profissionais na ocupação aumentou 547%, reflexo do envelhecimento da população brasileira.
Para que idosos estejam sob bons cuidados neste momento de isolamento social, a docente do curso Cuidador de Idoso do Senac Catanduva, Franciele Catarucci, apresenta algumas dicas essenciais:

 
·         O lugar mais seguro para se ficar é dentro de casa, pois, assim, não há contato com pessoas infectadas pelo vírus.


·         Se você é cuidador ou mora com um idoso, mantenha as mãos e os objetos de uso comum sempre higienizados. Cuidadores devem sempre estar de máscara.


·         Ao chegar da rua, retire os sapatos antes de entrar em casa, troque de roupa e lave as mãos antes de tocar no idoso. Lembre-se sempre de higienizar as compras.


·         Evite o excesso de informações sobre o cenário atual, pois isso pode aumentar a ansiedade, o medo e o pânico. Há muitas fake news em circulação para que haja a quebra do isolamento social. Tome cuidado com este tipo de notícia, cheque sempre as informações em sites de confiança, como Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Secretaria Municipal de Saúde (Prefeitura de Catanduva).


·         Uma boa noite de sono é fundamental para ter um belo dia. Cultive sempre a espiritualidade, os pensamentos positivos e a gratidão.


·         Evite a solidão, a tecnologia está aí a nosso favor. Use o telefone celular e faça chamadas de vídeo, veja os familiares e amigos. Procure retomar antigos hobbies, além de buscar novos, como artesanato, jardinagem, crochê e jogos. Ouça música, leia livros e veja filmes. Essas atividades ajudam a distrair a mente.


·         Tome sol diariamente. Uma alimentação saudável é importantíssima. Evite excessos como doces, refrigerantes e embutidos. Beba dois litros ou mais de água por dia. Caso o idoso não goste de água, ofereça sucos, vitaminas, chás, água aromatizada, mas lembre-se dos cuidados com o excesso de açúcares.


·         Faça alongamento, pequenas caminhadas e atividades físicas com os idosos, isso ajudará a reduzir dores e melhorará a flexibilidade.


·         Idosos com doenças crônicas devem realizar os retornos e exames médicos que já estavam agendados para o período. Os medicamentos de uso contínuo não devem ser interrompidos.


·         Se precisar sair de casa, evite horários e locais com grande fluxo de pessoas. Use a máscara, sempre cobrindo o nariz e a boca, e carregue um pequeno frasco de álcool em gel.


·         Fique atento aos sintomas e sinais do coronavírus. Procure atendimento médico caso tenha febre alta e dificuldade em respirar.


·         Bons hábitos ajudam nosso sistema imunológico e a qualidade de vida, assim como a saúde mental.

 
Acesse www.sp.senac.br/catanduva e saiba mais sobre o curso livre Cuidador de Idoso do Senac Catanduva.

 
Serviço:
Senac Catanduva
Endereço: Rua Santos, 300 - Centro – Catanduva/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/catanduva

Tigre vence mais uma partida pela Séri…

01-10-2020 Hits:109 Esportes Fabio

Pela 3ª rodada do Brasileirão, o Novorizontino enfrentou o Tubarão, em casa, na noite desta quarta-feira. O Novorizontino venceu a partida por 1 a 0, com gol do atacante Guilherme...