A busca por espaço no mercado de trabalho levou 1.173 Microempreendedores Individuais (MEIs) a abrirem o próprio negócio em Catanduva, no ano de 2019. A média é de 97,7 novos autônomos formalizados a cada mês, de acordo com levantamento feito a partir de dados do Portal do Empreendedor.

O número de MEIs no município apresentou resultado expressivo em 2019, chegando ao total de 6.173 microempreendedores em atuação. A quantidade é 81% maior do que a vista no final de 2016, quando o número chegava a 3.410.

O Programa Empresa Agora, que foi implantado em 2017, teve papel fundamental para esse boom. A iniciativa é da Prefeitura de Catanduva e tem a parceria do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato Rural e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio).

“O programa Empresa Agora é um marco e um orgulho para Catanduva. Com ele, proporcionamos a comodidade e o apoio que o empreendedor precisa, em especial, os microempreendedores. Fomos premiados por ele e não foi à toa. É mais desenvolvimento e renda para nosso município e os números estão aí para confirmar”, celebra o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.

O microempreendedor Guilherme Vertoni Kfouri entrou para as estatísticas e fez pesquisa de mercado antes de abrir sua loja no setor de celulares e informática. O processo não teve burocracia. “Foi bem prático. Abri meu próprio negócio pelo site e no mesmo dia recebi um pré-certificado, isso em pleno domingo. Demorei em torno de meia hora. Meu CNPJ foi validado e abri minha loja no final de julho.”

Comparativo

Com o balanço de 2019, o número de Microempreendedores Individuais em Catanduva é superior ao de quatro cidades que possuem porte semelhante.  Barretos por exemplo, somava 5.956 MEIs até o fechamento de dezembro, Cubatão registrou 4.320, Guaratinguetá 5.858 e Ribeirão Pires 5.879.

Imagem: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Prefeitura e Sebrae lançam plano de rec…

14-05-2020 Hits:146 Economia Fabio

Assim como para a saúde, o novo coronavírus trouxe efeitos devastadores para a economia. Para oferecer apoio aos empresários, a Prefeitura de Catanduva firmou parceria com o Sebrae.