Os supermercados e feiras livres ainda não fecharão compulsoriamente. Mas, já já isso vai acontecer. Assim, bora se organizar?
1. CALCULE a quantidade de comida certa para a quantidade de pessoas na sua casa pelo período de 40 dias e compre só o necessário. Ex: quanto cada um gasta de arroz e feijão. Isso é tipo lavar a mão (já devia ser feito desde sempre), mas não custa lembrar.
2. USE O QUE TEM: antes de sair que nem louca, veja TUROW que você tem na dispensa. Sabe aquela polenta que tá fazendo aniversário no fundo do armário? Chegou a hora dela! Na cozinha, NADA se perde, TUDO se transforma.
3. PLANEJE: não precisa ser um supermenu. Garanta pelo menos uma refeição diária completa com carboidratoss, fibras e proteínas.
4. PERECÍVEIS RESISTENTES: repolho, mandioca, batata doce, beterraba, berinjela, abóbora, maçã, pera, abacaxi.
5. CONSERVAS: frutas secas, nuts, leite em pó, tomate em lata, temperos secos, sardinha em lata, cogumelos secos.
6. GRÃOS E FIBRAS: grão de bico, lentilha, ervilha e feijão, aveia, farelo de trigo. Além de master gostosos e versáteis, têm um rendimento incrível (1 kg alimenta toda a família).
7. CARNES: vá nas mais baratas que rendem cozidos (músculo, acém, patinho). Conservas como embutidos e curados também ajudam porque duram bem mais. E rendem muito em cozidos de grãos.
8. COMA DE TUDO: chegou a sua hora de diversificar e comer de tudo. Na falta de itens específicos, quem tem paladar aberto não fica na mão. Aproveite para se abrir!
9. RACIONALIZE: cozinhe somente quantidades de comida que forem ser consumidas. Não é hora de desperdiçar NADA.
10. APROVEITE TUDO: sobrou frango? Desfie e faça escondidinho, mexidinho, torta... Com ousadia e alegria, (quase) ninguém fica de barriga vazia.
11. COMPRE DO PEQUENO: apoie os comerciantes do seu bairro fazendo as compras na região. Eles vão precisar MUITO de você!
Fonte: Marie Claire